Um clássico na arte de decorar

Móveis marchetados conferem luxo e um toque vintage aos projetos de interiores

Uma tendência que está agitando a decoração contemporânea é a mistura de móveis clássicos com detalhes vintages, com o propósito de compor espaços diferentes, carregados de história.  Nesse contexto, os móveis em marchetaria entram proporcionando um toque romântico, e ao mesmo tempo retrô, aos ambientes sem prejudicar o seu “frescor”.

A marchetaria é um trabalho que consiste em ornamentar móveis, pisos, tetos e demais superfícies planas, formando diferentes desenhos a partir da aplicação de materiais como marfim, madeira, metais, madrepérola e pedras preciosas. O desenvolvimento da técnica aconteceu junto com o aprimoramento das ferramentas e por ser muito demorado e repleto de detalhes, exige o trabalho minucioso de artesãos.

De acordo com Cristofer Dechton, proprietário da Casa da Polônia, a marchetaria se apresenta cada vez mais versátil dentro da decoração de ambientes, por isso pode ser exposta de formas variadas. “Artesanais e requintadas, as peças em marchetaria ganham destaque quando apresentadas em tampos de mesa, cadeiras e painéis decorativos, por exemplo, trazendo à tona todo o charme das décadas passadas”, afirma.

Dechton ainda aponta que os móveis em madeira marchetada têm alta durabilidade e bom aspecto geral, mas exigem cuidados especiais para garantir que não percam seu brilho. As principais dicas seriam: evitar a exposição da peça ao sol, não utilizar produtos abrasivos para limpeza e realizar um polimento semanal.

Do ponto de vista da decoração, as arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, do escritório Olesko e Lorusso Arquitetura e Interiores, apontam que apesar do toque vintage, as peças caem bem em ambientes modernos e podem inclusive ser combinadas com móveis contemporâneos, agregando ao projeto muita sofisticação e personalidade. “Quando se trata decoração, vale ousar e misturar referências, entretanto, as combinações precisam ser equilibradas, para que o resultado não seja incoerente”, completa.

As profissionais ainda pontuam que os móveis com esse modelo de acabamento são bem delicados, principalmente quando são utilizados em ambientes externos, por conta da umidade, mas que apesar de toda cautela exigida, as peças são verdadeiras obras de arte e merecem o seu devido destaque.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*