#TOGETHERBAND apresenta nova coleção de acessórios em parceria com a tribo indígena Yawanawá

Marcado para esta sexta-feira (22/04), em que é celebrado o Dia da Terra, o lançamento visa apoiar a Floresta Amazônica e os direitos dos indígenas; campanha terá visibilidade no Camarote Brahma Nº1, no RJ, e conta com apoio da Ambipar e do Pacto Global da ONU

Coleção #TOGETHERBAND em parceria com a tribo Yawanawá / Divulgação

A campanha #TOGETHERBAND, da BOTTLETOP, se une aos Yawanawá, uma comunidade indígena brasileira que vive no coração da Floresta Amazônica, para criar uma variedade de acessórios produzidos sem desperdício, unissex e veganos, feitos a partir de sementes de açaí, o produto natural que advém da coleta da famosa fruta, utilizada para fazer suco para a tribo.  

Com lançamento marcado para esta sexta-feira (22/04), em que é celebrado mundialmente o Dia da Terra, e vendas para todo o Brasil exclusivamente pelo e-commerce Shop2gether, a coleção atemporal de pulseiras e colares atua como o poderoso símbolo dos povos indígenas, nossos verdadeiros guardiões do mundo natural, para apoiá-los na ação climática e na proteção de nossas florestas. “O fruto do açaí é muito especial para o nosso povo. Usamos as sementes para fazer joias. Estamos fazendo uma parceria com a #TOGETHERBAND para criar a pulseira Yawa como um símbolo de esperança para o futuro da Floresta e de nossa comunidade. Com esta pulseira, podemos preservar o patrimônio cultural e o artesanato de nossa comunidade. E fornecer um sustento para o nosso povo. Ajude-nos a proteger a mãe natureza. Ajude-nos a proteger a nossa casa”, diz Tashka Yawanawá, chefe dos Yawanawá.

As sementes são pintadas à mão e tecidas em fio de plástico retirado do oceano. As pulseiras estão disponíveis nas cores natural, preto, verde, vermelho, azul e uma edição especial multicolorida com cada uma das 17 cores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Já os colares estão disponíveis em dois comprimentos diferentes e foram produzidos nas cores natural, preto e edição especial multicolorida. Cada produto apresenta um único molde de semente de Humanium Metal, que é reaproveitado de armas de fogo ilegais e desativadas, apreendidas nas ruas da América Central. Desta forma, a produção do metal reutilizado ajuda a acabar com a violência armada e reconstruir sociedades devastadas por conflitos.

A campanha vem em um momento em que os povos indígenas da Amazônia estão lutando contra a legislação que visa abrir as terras indígenas à exploração por meio de projetos de lei. Capacitar as comunidades indígenas para proteger seus ecossistemas naturais e a biodiversidade é fundamental para todos nós na luta contra as mudanças climáticas e se tornou uma missão para a #TOGETHERBAND. “Tive o privilégio de passar um tempo com a comunidade Yawanawá no Brasil e vi em primeira-mão como eles cuidam e protegem a floresta tropical, mas precisam do nosso apoio para ajudar a amparar suas terras, que atualmente correm o risco de ser tiradas deles. Esta parceria não só possibilitará que a comunidade prospere e alcance os seus objetivos, mas permitirá que protejam os pulmões do planeta”, afirma Cameron Saul, co-criador da #TOGETHERBAND.

Este lançamento marca o terceiro ano da campanha global #TOGETHERBAND, que foi iniciada oficialmente no dia 22 de abril de 2019, e neste momento conta com mais parceiros que ajudam a espalhar essa mensagem tão importante e urgente. O primeiro deles é o Camarote Brahma Nº1, que irá disponibilizar o seu espaço na Marquês de Sapucaí a partir deste fim de semana para apresentar a iniciativa pelo segundo ano consecutivo. A conexão entre o evento e a campanha foi viabilizada pela Cross Networking, empresa da Holding Clube, com o intuito de acelerar e promover maior visibilidade aos objetivos da ação dentro dos três dias de ativação do evento. “Acreditamos muito em parcerias como essa, e um projeto da dimensão do Camarote, não poderíamos perder essa oportunidade. Cada vez mais queremos proporcionar boas trocas que façam diferença para a sociedade, para o meio-ambiente e para o mundo como um todo, e as parcerias são muito favoráveis para isso”, destaca Tatianna Oliva, sócia diretora da Cross Networking, aceleradora de negócios por meio de parcerias, e empresa do guarda-chuva da Holding Clube no mercado.

O movimento #TOGETHERBAND ainda conta com apoio da Ambipar, empresa líder em Gestão Ambiental, que é apoiadora institucional e signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo… “A Ambipar contribui para que as empresas e a sociedade sejam mais sustentáveis. Para nos ajudar neste desafio, estabelecemos uma parceria de longo prazo com a Rede Brasil do Pacto Global para que possamos impulsionar a agenda ESG em prol dos ODS. A #TOGETHERBAND é uma iniciativa relevante, pois é feita de material reciclado por comunidades que vivem em harmonia com a natureza. A renda obtida através de sua venda é revertida para projetos na Amazônia, o que também é de nosso total interesse. A Ambipar é uma incentivadora da economia circular de baixo carbono e aproveitamos este momento para jogar uma luz nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, comenta Rafael Tello, diretor de sustentabilidade da Ambipar.

A coleção de acessórios da BOTTLETOP para a #TOGETHERBAND custa a partir de R$150 e estará disponível em www.shop2gether.com.br a partir desta sexta-feira, 22 de abril. Ao apoiar a comunidade Yawanawá e ajudá-los a alcançar seus objetivos, BOTTLETOP, #TOGETHERBAND, Shop2gether, Camarote Brahma Nº1, Ambipar e Pacto Global esperam aumentar a conscientização sobre as lutas que as comunidades indígenas enfrentam e fornecer um meio de vida sustentável a longo prazo.

SOBRE A BOTTLETOP  

A BOTTETOP é uma marca de acessórios sustentáveis e de luxo que começou em 2002 por meio de uma colaboração no design de bolsas com a icônica casa de moda britânica Mulberry, apoiando artesãos na África e projetos locais de educação sanitária. Com o ateliê BOTTLETOP no Brasil e workshops no Nepal, a marca continua a fornecer habilidades e meios de subsistência para artesãos em partes desfavorecidas do mundo.  

A BOTTLETOP também é uma inovadora técnica; trabalhando para desenvolver e aplicar os resíduos mais inovadores e materiais de origem sustentável para sua coleção, incluindo metal reciclado, plástico marinho, metal Humanium (armas de fogo desativadas recicladas), couro com desmatamento zero e borracha selvagem. Em novembro de 2017, a BOTTLETOP inaugurou na Regent Street sua primeira loja impressa em 3D criada a partir de resíduos de plástico.  

SOBRE A #TOGETHERBAND

A campanha #TOGETHERBAND foi lançada no Dia da Terra de 2019 pela marca de acessórios sustentáveis BOTTLETOP em parceria com a ONU e a UBS. Utiliza a criatividade e a cultura para aumentar a consciência pública para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e inspirar ações para alcançá-los. A campanha criou uma comunidade global de cidadãos ativos com um alcance de 5,4 bilhões de pessoas, conectados por meio de moda sustentável, arte contemporânea, música e audiovisual. Os embaixadores vão de David Beckham e Naomi Campbell a Halima Aden, Lewis Hamilton e Jameela Jamil. Cada pulseira #TOGETHERBAND é feita de Parley Ocean Plastic recuperado, metal para armas de fogo desativado e é feito à mão por artesãos no Nepal, criando habilidades e meios de subsistência para as mulheres locais. 

SOBRE A COMUNIDADE YAWANAWÁ 

Os Yawanawá, conhecidos como o povo do Javali, são uma comunidade indígena do estado do Acre, Brasil. Vivem em harmonia com os seus arredores devido à sua centenária observação e interação com a natureza, economia de subsistência e ligação espiritual com terras e territórios. Eles garantem o equilíbrio da floresta amazônica, para que ela continue a fornecer água, solo fértil, alimentos, abrigo e medicamentos.  

SOBRE O SHOP2GETHER

Lançado em 2012, o Shop2gether é o principal e-commerce de moda premium e reúne grandes marcas e estilistas ao lado de novos designers, promovendo assim uma rede de conexão potente e atraindo consumidores de todas as gerações.

SOBRE A AMBIPAR

Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa –SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 16 países da América do Sul, Europa, África, América do Norte e Antártida.  Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.

SOBRE O PACTO GLOBAL DA ONU

Sobre o Pacto Global das Nações Unidas:

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4.000 organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem 160 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org

A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003, e hoje é a terceira maior do mundo, com mais de 1,5 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br

SOBRE O CAMAROTE BRAHMA N1

O Camarote Brahma Nº1, considerado uma das melhores festas de Carnaval do país, chega a sua 31ª edição em 2022 nos dias 22, 23 e 30 de abril. Prometendo uma experiência inédita, “A Arte de Festejar” marca o conceito do evento, representando o retorno da interação entre as pessoas e transcendendo o significado da comemoração. O projeto tem produção da agência BANCO_ em parceria com a STORYMAKERS, agências da Holding Clube.

Enviado por Douglas Rodrigues / Suporte Comunica

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*