“TELAS URBANAS” LEVOU 42 ARTISTAS PARA AS RUAS DE BELO HORIZONTE PARA CRIAR ARTES MURAIS EM ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE

PRIMEIRA FASE DO PROJETO ACONTECEU DE 16 A 22/11. EM FEVEREIRO DE 2016 ACONTECE A SEGUNDA FASE DO PROJETO, COM INTERVENÇÕES DE OUTROS 41 ARTISTAS.

A Fundação Municipal de Cultura (FMC), por meio do Museu de Arte da Pampulha e em parceria com a Associação Cultural dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha (AMAP), iniciou a execução do “Telas Urbanas”. Do dia 16 de novembro a 22 de novembro, aconteceu a primeira fase do projeto, quando 42 artistas pintaram muros e espaços públicos da regional norte de Belo Horizonte.

Ao todo serão duas etapas, com 83 artistas, entre selecionados via edital e convidados, que irão requalificar e transformar espaços urbanos, públicos ou privados de Belo Horizonte, por meio de grafite e intervenções murais. Na segunda fase, que acontece em fevereiro de 2016, outros sete artistas convidados e 34 selecionados, executam suas obras também em espaços públicos da mesma região.

Dentre os artistas estão 15 nomes de prestígio nacional que foram convidados pela Associação dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha a participar do projeto. 68 artistas entraram via edital e são de 14 cidades brasileiras, com perfis heterogêneos e muito talento, que inscreveram seus projetos com o tema “Cidade que Vibra”.

 

SOBRE AS INSCRIÇÕES E PREMIAÇÕES

O “Telas Urbanas”, que está em sua primeira edição, recebeu 94 inscrições em edital público. Os artistas se candidataram em duas categorias: Categoria 1, projetos para área de aproximadamente 12m², com recurso financeiro de R$ 1.000,00; ou Categoria 2, projetos para área de aproximadamente 24m², com recurso de R$ 2.000,00. Cada candidato apresentou somente uma proposta.

Foram contemplados 83 artistas de todo o Brasil, sendo 68 selecionados por meio de edital público e 15 convidados pela Curadoria e Comissão Organizadora do projeto. Juntos, eles irão ocupar cerca de 3.000 m² de muros em áreas residuais, fundos de galpões, muros de arrimo e muros particulares.

A escolha dos artistas foi feita por uma Comissão de Seleção que entre outros pontos avaliou relevância conceitual e temática da proposta, a criatividade, originalidade e ineditismo, e ainda a viabilidade técnica do projeto.

 

 

 

SERVIÇO: PROJETO “TELAS URBANAS”

Lista dos selecionados via edital: www.bhfazcultura.pbh.gov.br

Selecionados via convite: 15 artistas: Alex Hornest, Paulo Ito, Mag Magrela, DaLata, Hyper, DMS, Thiago Alvim, Minas de Minas, Red Nails, Gud, Ed-mun, Raquel Bolinho, 4e25, Criola, Alexandre Rato.

2ª fase do projeto: fevereiro de 2016, quando os outros 7 artistas convidados e outros 34 selecionados via edital irão executar suas obras nos espaços públicos da Avenida Pedro I e no entorno da Pampulha.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*