Sesi Cultura promove oficina de fotografia analógica com Irmãos Thoms

Divulgação: FilmSoup

Em plena era digital das câmeras, a dupla de fotógrafos curitibanos Irmãos Thoms propõe uma experiência diferente para quem aprecia a arte da fotografia, seja profissional ou amador. Eles farão isso por meio da oficina de “Sopa de Filme”, que acontece a 2a edição, 19 de agosto, a partir das 14h30, no Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França. A 1a. edição ocorreu dia 12 de agosto.

 

“Sopa de Filme” é, basicamente, uma forma de corromper o filme (também conhecido como película fotográfica) e assim criar resultados imprevisíveis de revelação, transformando cada processo em um momento único. O termo é utilizado para experimentações com filme em recipientes aquecidos. Por isso o termo “sopa”, porque é preciso, literalmente, cozinhar o material para criar os experimentos.

 

A proposta da oficina, que será realizada em duas etapas, é fazer com que os participantes conheçam essa alternativa e queiram testá-la. “Iremos introduzir as formas de experimentação, apresentar trabalhos, fazer os experimentos com os participantes e depois ver os resultados e conversar sobre a experiência. Podem participar profissionais e amadores, desde que tenham equipamento analógico e saibam como utilizar ele para então experimentar os filmes”, explicam os fotógrafos.

 

Além das possibilidades incríveis de revelação, o workshop também oferece um conhecimento mais amplo sobre esse experimento – tão pouco conhecido e utilizado. De acordo com os Irmãos Thoms, a oficina “Sopa de Filme” ensina a gostar dos “erros” e “falhas” e a contar com o inusitado, porque só tem como saber o resultado da intervenção após revelado. “O filme proporciona experimentos sensacionais que podem te ajudar a criar uma linguagem para determinado propósito, além de proporcionar crescimento e reflexão sobre a produção de imagens, tanto sua como de outras pessoas”, completam.

 

A relação da dupla com a fotografia começou ainda na infância. Fotos tiradas e impressas pelos pais foram o suficiente para atrair e inspirar os Irmãos Thoms. Atualmente, os jovens são reconhecidos no cenário curitibano da fotografia pelo talento peculiar de cada um, o que torna o trabalho da dupla algo excepcional em suas particularidades. “Entre tantas vertentes no universo da fotografia, estruturamos nossa linguagem, e residimos na inovação do registro. Acreditamos no ato de tornar palpável o que nos escapa aos olhos, capturando as nuances dos acontecimentos, que expressamos em sensibilidade”, finalizam.

 

Sobre os fotógrafos

 

Walter Thoms é  formado pela Escola Portfólio (2011). O interesse pela fotografia surgiu aos 16 anos quando morava no litoral de Santa Catarina. Durante o curso trabalhou como assistente para o fotógrafo Dico Kremer e um ano depois começou a trabalhar na Ibiza Laboratório Fotográfico. Em 2013, sua fotografia fez parte do livro “Imaginário Cromático”, junto aos fotógrafos Orlando Azevedo, João Castilho, Cao Guimarães e Gui Mohallem. A partir disso, participou de algumas exposições coletivas e mostras em festivais, a mais recente foi no 14º Salão Pérsio Galembeck, em Araras – SP. Atualmente é freelancer juntamente com seu irmão e integra os coletivos fotográficos Flanares e R.U.A Foto Coletivo.

 

Henrique Thoms, inspirado pelo trabalho de Walter, seu irmão mais velho, começou a fotografar aos 13 anos e, desde então, vem desenvolvendo seu trabalho profissional e autoral. Começou com fotografia de surf não convencional, utilizando sua Nikonos – câmera analógica subaquática dos anos 80. No decorrer da sua trajetória, participou de exposições coletivas, workshops e, o mais recente projeto em exposição, chamado 04:AM – que consiste em registros de algumas cenas noturnas da cidade. Hoje atua em várias áreas da fotografia, entre elas publicidade e cinema, e colabora com o coletivo I Hate Flash fotografando festas, shows e festivais.

 

 

Informações sobre a oficina “Sopa de Filme”
Data: 19/08/2017   Horário: 14h30
Inscrições: sesicultura.hsf@sesipr.org.br
Vagas: 20
Valor: R$20,00 / R$10 (trabalhador da indústria)
Local: Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro
Contato: (41) 3322-2111
Observação: Sujeito a lotação

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*