Seis curiosidades que você não sabia sobre o Oscar

Sala específica para os vencedores da estatueta se emocionarem longe dos olhares curiosos e cabos de internet à mostra em prol da internet de alta velocidade são algumas das surpresas do maior evento do cinema mundial

Montagem do Oscar 2024: tapete vermelho coberto com plástico e câmeras de TV posicionadas dias antes do evento. (Crédito: divulgação)

No último domingo, o mundo acompanhou mais uma vez o glamour do Oscar, um dos eventos mais icônicos do planeta. Desde sua estreia em 1927, a cerimônia tem cativado os corações e mentes de espectadores em todo o mundo, e este ano não foi exceção. A especialista em eventos e diretora-executiva da Bop Comunicação Integrada, Vanessa Chiarelli Schabbel, viajou a Los Angeles, pela URM Education Silicon Valley, para acompanhar cada detalhe da montagem desse espetáculo do cinema. 

Ela descobriu, por exemplo, salas secretas no Teatro Dolby usadas pelas estrelas do cinema. Entre elas, uma exclusiva para os vencedores comemorarem longe das câmeras logo após saírem do palco com a estatueta dourada. A criatividade dos americanos também chamou atenção. Todo cenário por onde passam os artistas é revestido de lycra, um pano básico, porém com efeito surpreendente. 

Outro destaque é a produção extremamente eficiente: nada fica para última hora. Com três dias de antecedência, tudo já estava posicionado, incluindo as câmeras de TV usadas para a transmissão da festa. “No Brasil, esses equipamentos costumam ser colocados somente no dia do evento”, compara Vanessa. Com transmissão para o mundo inteiro, as imagens não podem falhar. Por essa razão, fios e cabos de internet robustos ficam espalhados e aparentes por todo o caminho. A seguir, confira seis curiosidades sobre o maior evento do cinema mundial.  

Sala especial

Saindo do palco do Teatro Dolby há uma sala reservada chamada Crying Hall.  É um ambiente onde as estrelas vencedoras da estatueta dourada podem se emocionar à vontade, longe dos olhares curiosos. Nesse lugar também há um set de maquiagem e cabeleireiro para retocar os premiados. Há ainda um outro espaço, cuja função é a gravação do nome do vencedor na estatueta. Essa medida é tomada como forma de garantir o total sigilo em relação aos vitoriosos.  

Qualidade e praticidade

Por onde o tapete vermelho se desenrola, há muitos fios e cabos de internet aparentes para garantir uma transmissão de qualidade para todo o mundo. Mesmo assim, toda atmosfera luxuosa continua presente. No cenário por onde passam os artistas também chama a atenção o uso da lycra, que é bastante presente, criando um efeito diferenciado.

Sem correria 

O Oscar é um evento extremamente planejado, onde cada detalhe é cuidadosamente considerado pelas equipes organizadoras. Desde antevéspera do evento, as ruas ao redor do Teatro Dolby já estavam devidamente sinalizadas e fechadas. As câmeras de TV também estavam posicionadas. “No Brasil, esse tipo de equipamento costuma ser colocado no local apenas no dia do evento”, afirma a diretora da Bop Comunicação Integrada. Na montagem também não existe aquela típica correria de pessoas. “É uma paz incrível. Tudo muito sob controle.”

Adeus ao convite impresso

Este ano, pela primeira vez, o convite para o Oscar foi online. Desde sua edição inicial, em 1927, os organizadores do evento produziam convites impressos e assinados à mão, os quais eram entregues apenas no momento da chegada do convidado, evitando o envio pelo correio para prevenir roubos. Pelo correio era apenas enviado um aviso de que o convite estaria na entrada.  

Hospitalidade é a ordem

Para facilitar ainda mais a vida dos convidados, o evento oferece uma entrada chamada “Fast Lane”, exclusiva para os VIPs que chegam atrasados. Essa entrada permite que eles entrem de forma rápida e sem interrupções da imprensa. Além disso, temos o luxo das vestimentas para todos os profissionais envolvidos no evento. Independentemente de suas funções, eles são elegantemente vestidos com smokings e trajes clássicos. Na saída, enquanto os artistas aguardam seus carros, eles desfrutam de uma variedade de drinks e petiscos, garantindo uma experiência confortável até o último minuto do evento. 

A festa continua 

Há um evento que encerra a noite com chave de ouro: o Baile do Governador. Realizado no topo do teatro, este é um encontro exclusivo reservado apenas para os vencedores da grande estatueta dourada e alguns dos principais patrocinadores do evento. É uma oportunidade única para os premiados celebrarem com uma vista espetacular da cidade de Los Angeles. Além disso, as After Parties são igualmente aguardadas, com destaque para os eventos icônicos da Vanity Fair, Elton John e 100 Stars. Cada um desses eventos oferece uma experiência única de celebração e networking. 

Por Yasmin Paneto – Make Buzz

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*