Saiba como dispor a iluminação de ambientes

A cor e os pontos de luz influenciam na sensação de bem-estar e conforto dos espaços

Um imponente lustre valoriza a bela escada
Crédito: Nenad Radovanovic

 

De nada vale escolher bem os móveis, as cores e os objetos decorativos se a iluminação não for bem planejada. Isso porque, é ela que possibilita a visualização dos contrastes e formas, dando enfoque às peças que são destaque no ambiente. “É importante que os projetos de interiores e luminotécnico andem juntos. Somente assim podemos ressaltar os elementos arquitetônicos, peças decorativas, obras de arte, escadas, revestimentos, cortinas e, até mesmo, o paisagismo”, explica a profissional Kátia Herzog. Valorizar pontos específicos é fundamental para se ter um ambiente bem decorado.

A profissional ressalta que o estilo de iluminação varia de cômodo para cômodo, e que é importante usar mais de um tipo de luz para oferecer elegância e equilíbrio aos espaços. “Nas áreas sociais de descanso e lazer, se houver forro de gesso, é interessante utilizar as luminárias embutidas, como as lâmpadas dicroica e mini dicroica. Caso se opte por um lustre, é preciso atentar para a altura do pé direito”, detalha. Outra opção são os abajures, que realizam uma iluminação indireta e podem ser colocados em mesas laterais, de cabeceira, buffets e aparadores. Para tornar a iluminação proveniente dos abajures em luz dirigida, destacando escadas e nichos, é possível lançar mão dos balizadores.

Mais um ponto que é preciso se atentar são as cores de luz. Nas áreas de lazer, como salas de estar, home, quartos e sala de festas, a profissional ressalta que é interessante priorizar as lâmpadas amareladas e mais quentes, com potências que variam entre 2700K e 3000K. Já nos ambientes que demandam concentração e trabalho, como escritórios, é aconselhável utilizar a lampa branca e fria, com 4000K a 6000K de potência. “Num ambiente que queremos dar sensação de aconchego, de nada vale se utilizarmos a iluminação com temperatura incorreta, no caso, a branca. O projeto luminotécnico deve ser muito bem pensado”, finaliza Kátia. A iluminação bem trabalhada oferece conforto aos olhos e facilita, também, tarefas diárias.

Sobre o escritório Herzog Arquitetura e Interiores:

Projetando residências de alto padrão, o escritório Herzog Arquitetura e Interiores atua há seis anos no mercado sob o comando da profissional Kátia Herzog. Formada pela Universidade Curitiba, a profissional segue uma linha de projetos nos estilos neoclássico e contemporâneo, que valorizam a iluminação dos ambientes. O escritório desenvolve projetos arquitetônicos, de interiores e paisagísticos, lançando mão de uma composição de materiais nobres e harmonização de cores. Sua equipe de profissionais é composta por uma arquiteta, um engenheiro e três designers de interiores, incluindo a fundadora.

Serviço:

Herzog Arquitetura e Interiores. Rua Barão dos Campos Gerais, 355 – loja 34 – Shopping Royal Center. Juvevê – Curitiba-PR

Site: www.herzog.arq.br

Instagram: @projetosherzogdesign

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*