Rock in Rio 2022: Festival anuncia line-up completo da NAVE totalmente composto por artistas da Amazônia

Fafá de Belém, Mestre Solano, Roberta Carvalho, Aíla, Rafael BQueer, Uyra, Mestre Solano, Guitarrada das Manas, Nic Dias, Victor Xamã, Pantera Black, Keila, DJs do Surreal Crocodilo, Nelson D e Patrícia Bastos são alguns dos confirmados na atração cocriada com a Natura A organização lança o conteúdo audiovisual "Tripulantes", com filmes que vão aproximar alguns dos artistas do line-up da NAVE do público

Falta pouco para a NAVE aterrissar no maior festival de música e entretenimento do mundo. Após compartilhar o novo conceito para a edição do reencontro, que vai aproximar o público de uma Amazônia contemporânea, a atração cocriada entre o Rock in Rio e a Natura tem seu line-up completo revelado. Composta totalmente por nomes da Amazônia, a NAVE apresenta artistas expoentes e consagrados da região como Fafá de Belém, Mestre Solano, Roberta Carvalho, Aíla, Rafael BQueer, Uyra, Guitarrada das Manas, Nic Dias, Victor Xamã, Pantera Black, Keila, DJs do Surreal Crocodilo, Nelson D e Patrícia Bastos, Suraras do Tapajós, além dos DJs Will Love, DJ Waldo Squash e DJ Méury. A atração do festival tem direção artística de Roberta Carvalho, direção musical de Aíla e argumento da Acreana Karla Martins

Em 2022, a NAVE ocupa a Arena 3 durante os 7 dias do Rock in Rio, iniciando às 14h30 com sessões que combinam experiências audiovisuais, momentos musicais e performance. Durante a programação, nas exibições que acontecem às 16h30, haverá encontros especiais e inéditos entre artistas e o público que, a cada dia, assistirá uma apresentação musical inédita no espaço. Os shows presenciais acontecerão nos dias 2, 3, 4, 10 e 11 e os shows virtuais, com conteúdo audiovisual que será projetado na arena olímpica, nos dias 8 e 9 de setembro.

“A Nave propõe se conectar com as diversas Amazônias. Temos a presença de artistas dos nove estados da Amazônia brasileira, em um line-up que demonstra essa multiplicidade, de uma cultura tão rica e de uma região que é mais de 60% do território do país”, comenta Roberta Carvalho, diretora artística da NAVE.

No primeiro dia de festival, 2 de setembro, os DJs residentes Will Love e Waldo Squash se intercalam durante as apresentações da programação. Na sessão de 16h30, o público acompanhará um show emocionante de Guitarrada das Manas e Mestre Solano, encontro inédito no barco-aparelhagem da NAVE. Já em 3 de setembro, além de Will Love e Waldo Squash, a exibição especial, das 16h30, recebe as apresentações de Nic Dias, Victor Xamã e Pantera Black, representando toda a potência do rap amazônico. Fechando o primeiro fim de semana de festival, os DJs residentes comandarão a festa durante o dia: às 16h30 é a vez de Keila e DJs do Surreal Crocodilo Neto Mt e Marlon Beat e, em seguida, Rafael BQueer mostrará toda a sua potência, em uma performance sensorial envolvendo corpo, cores e musicalidade.

Fotografia de Waldo Squash

Iniciando o segundo final de semana do festival, na 5ª feira dia 8 de setembro, o DJ residente Will Love retorna à NAVE, dessa vez com o DJ Méury, se intercalando durante as apresentações. Às 16h30, o público se deliciará com a apresentação especial de Janelas Sonoras das Amazônias, com Dona Domingas, Eliakin Rufino, vozes ancestrais Yawanawa, Dona Onete e Sereia do Mar, apresentando um trecho do filme “Terruá Pará”, e a musicista indígena Parixara Macuxi, apresentando “A Música das Cachoeiras”. Já no dia 9 de setembro, além dos DJs Will Love e DJ Méury, às 16h30 os fãs do Rock in Rio assistirão a um show virtual do grupo Suraras do Tapajós, criado especialmente para a NAVE e, encerrando a quinta e sexta sessão do dia, uma performance de Uyra Sodoma, a drag queen amazônica, performer artística e ponte entre mundos, ou como ele mesmo descreve, uma árvore que anda.

No dia 10 de setembro, penúltimo dia de festival, os DJs residentes Will Love e DJ Méury se revezam realizando suas performances Treme-Terra e, às 16h30, na sessão musical especial, uma apresentação presencial inédita de Nelson D e Patrícia Bastos, que traz toda a potência do resgate ancestral indígena conectado a música contemporânea. No último dia de festival, dia 11 de setembro, a performance especial das 16h30 será realizada por uma dupla de mulheres incríveis, fechando o “Dia Delas”, Aíla e Fafá de Belém, em uma apresentação romântica, pop e eletrônica, com hits de sucesso das artistas.

Em todos os dias do festival, os artistas visuais Denilson Baniwa, Elisclésio Makuxi, Gabriel Bicho, Gê Viana, Keila Sankofa, PV dias, Rafael Bqueer, Roberta Carvalho, Uýra Sodoma e Yaka Hunikuin terão suas obras projetadas de forma imersiva na experiência inédita e multissensorial da NAVE. A experiência imersiva propõe um mergulho em uma narrativa criada a partir das obras dos artistas visuais da NAVE, cada um com seu universo. São artistas da cidade, de dentro da floresta, performers, cada qual falando de uma Amazônia, dentre muitas.

As ativistas, Zélia Amador, Dona Nice, Angela Mendes, Samela Saterá Mawé e Beka Munduruku também participam das projeções imersivas com falas sobre a importância da floresta em pé, da valorização da identidade e diversidade amazônicas e dos povos originários. São vozes ativistas, de dentro da floresta e de suas cidades. Tudo isso, acompanhado de uma trilha sonora arrebatadora, sob direção musical de Aíla, que promete fazer o público se balançar, sentir e ser atravessado pelas diversas Amazônias. A trilha foi composta tendo como base matrizes rítmicas da região amazônica, do carimbó ao marabaixo, passando pela música indígena, o batuque e a diversidade de sons e tambores da floresta. Além disso, conteúdos visuais de Lucas Mariano e o coletivo Abacaxi Urbano Crew vão dialogar com os grandes encontros musicais que acontecerão no espaço.

“A NAVE da edição do reencontro vai proporcionar um verdadeiro mergulho em uma Amazônia contemporânea. Não tenho dúvidas que o público vivenciará um grande espetáculo, com diversos artistas potentes da região que vão trazer um lado da diferente do que estamos acostumados a ouvir sobre a Amazônia” afirma Luis Justo, CEO do Rock in Rio.

“Há 20 anos começamos a descobrir a Amazônia e nos encantamos com essa riqueza e abundância. Desde então, desenvolvemos produtos, conceitos, cadeias, inovações que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e para a valorização do território. Também temos investido na cultura da região há mais de 10 anos, principalmente por meio de Natura Musical. Por isso, ficamos entusiasmados em reunir, em uma atração, tantas facetas dessa cultura tão rica e pulsante. Entendemos que nesse momento, a Amazônia é uma chave, ainda mais urgente, para a construção de um mundo mais bonito, fazendo escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta. Nosso desafio é mobilizar mais gente nessa rede pela Amazônia Viva” explica Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura.

Público poderá conhecer melhor os artistas da NAVE na série “Tripulantes”

Para além da experiência presencial, de forma a extrapolar a narrativa da NAVE sobre a cultura amazônica, o Rock in Rio e a Natura também lançam hoje o conteúdo audiovisual “Tripulantes”, com 3 filmes de três a quatro minutos que são um mergulho na história de alguns dos artistas que vão compor a NAVE, entre eles os artistas visuais Roberta Carvalho, PV Dias e Denilson Baniwa, os artistas musicais Keila, Aíla, DJ Méury e Nelson D e os artistas Keila Sanfoka e Rafael Bqueer.

Em depoimentos gravados pelo próprio celular, os entrevistados falam em tom descontraído e com uma linguagem contemporânea das redes sociais. Entre uma fala e outra, são feitas indagações em formato de um divertido quiz onde o artista deve escolher apenas uma das alternativas como resposta. Carreira, artes e estilo de vida. “Tripulantes” é a oportunidade de o público conhecer como essas mentes criativas navegam. Os conteúdos são produções do Rock in Rio e A-Lab, uma empresa do grupo Dreamers e estreiam no perfil do @rockinrio no TikTok.

NAVE proporcionará experiência imersiva inédita na Cidade do Rock 

 
A NAVE é uma co-criação entre o Rock in Rio e a Natura, que, a cada edição, traz um tema mobilizador para a construção de um futuro regenerador. Para este ano, o público do festival poderá vivenciar uma experiência imersiva pensada para que todos possam sentir e se aproximar de uma Amazônia contemporânea, que inspira, transborda arte e cultura, é plural, feminina, fala em primeira pessoa, é ancestral e periférica.   

Idealizada pela empreendedora social e estrategista criativa Denise Chaer, a atração terá, nesta edição, a direção geral do CEO do Rock in Rio, Luis Justo, e se propõe a abrir um espaço inédito para a Amazônia no Rock in Rio, por meio de uma experiência multissensorial que vai unir música, arte, cheiro, tecnologia, performances e apresentações. Para dar vida a esta NAVE, o Rock in Rio e a Natura passaram por um processo de criação com duração de mais de dois anos e participação de vários protagonistas da cultura Amazônica.  A mensagem ecoa as vozes dos artistas da região, iluminando e potencializando a forte cultura contemporânea da Amazônia.  

Sob a liderança do Coletivo Criativo NAVE, que tem direção da artista visual paraense Roberta Carvalho, cenografia da artista carioca Daniela Thomas, argumento da contadora de histórias acreana Karla Martins e direção musical da cantora e multiartista paraense Aíla, a atração apresenta aos fãs do festival, a partir de experiências artísticas envolventes, uma Amazônia pouco conhecida do grande público — contemporânea, diversa, multicolorida e pop. Ao criar uma conexão emocional com o público, a NAVE pretende desconstruir o estereótipo reducionista da Amazônia e construir novos olhares empáticos sobre a potência da região.   

A NAVE contará com experiências imersivas e grandiosas que vão fazer o público mergulhar na região amazônica. Uma das atrações imperdíveis são as enormes projeções que vão do chão ao teto, trazendo a Amazônia em primeira pessoa sob a voz e ótica de artistas da região. Outra novidade será a presença da maior aparelhagem já construída por João do Som, criador das famosas aparelhagens Crocodilo, Tupinambá e reconhecido “arquiteto” que constrói as tradicionais esculturas famosas nas festas de tecnobrega do Pará. A aparelhagem terá um formato simbólico, de um barco, típico dos rios amazônicos, porém estilizado pelo olhar de Seu João, e vai transformar a NAVE em uma grande festa pulsante, dançante, contemplando apresentações musicais e diversas atrações que retratam a multiplicidade sonora da Amazônia: o som que nasce nas periferias, a música pop contemporânea e a tradição dos povos originários. Encontros inéditos, pensados especialmente para o barco-aparelhagem.  

A NAVE vai encantar visitantes da Cidade do Rock com a abundância da Amazônia e gerar mobilização em prol do futuro do planeta. O Rock in Rio Brasil 2022 acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na Cidade do Rock (Parque Olímpico, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro) 

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável.

A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 21 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro.

Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.

Sobre a Natura 

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedInFacebook e Instagram

Natura e Rock in Rio novamente unem forças por um mundo mais bonito. Após uma colaboração inédita em 2019 para a concepção da “Nave – Nosso Futuro É Agora”, a experiência sensorial, agora inspirada na Amazônia, retorna para a Cidade do Rock. As marcas garantem um espetáculo que convida o público a conhecer, se encantar e se engajar por uma Amazônia pulsante, rica e inspiradora. Uma Amazônia que transborda vida e não cabe mais em si. Ao reafirmar a parceria com o Rock in Rio, a Natura dá luz à causa Amazônia Viva, que reforça seu compromisso com a região amazônica há mais de 20 anos. Outras novidades sobre as ações da marca no festival serão divulgadas em breve.

Enviado por Fernanda Longon  / Zeno Group 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*