Relação entre as novas mídias e os estudantes

Trabalho de formação humana e acadêmica nos ambientes virtuais é realizado pelo Colégio Medianeira com alunos do Ensino Fundamental

 

Com dispositivos tecnológicos cada vez mais inteligentes, as redes sociais e o uso da internet fazem parte do dia-a-dia dos estudantes. Diante deste cenário, desde 2011 o Colégio Medianeira prepara materiais e aulas de orientação para alunos do Ensino Fundamental, orientando sobre os benefícios e cuidados necessários ao pesquisarem e se relacionarem em ambientes virtuais.

Os materiais apontam algumas exigências para o uso das redes sociais, como ter consciência de que o quê é dito na web pode ser lido por qualquer pessoa, e que, mesmo sendo um ambiente online, a internet ainda é um espaço de relação entre as pessoas, por isso é necessário respeito com o outro. “Cada vez mais, a vida no ambiente virtual divide espaço com a nossa vida real. Sendo assim, é importante preparar os jovens desde cedo para o uso responsável da web”, comenta o coordenador do departamento de Midiaeducação, Vinícius Soares Pinto.

Outro objetivo deste trabalho é ajudar os estudantes durante pesquisas online. “A internet veio para enriquecer a pesquisa, já que traz um apanhado de informações em um mesmo local, mas ela não pode ser a única fonte de conhecimento. Indicamos que todas as mídias sejam trabalhadas em conjunto, portais, livros, jornais e revistas, sem deixar de esquecer o diálogo e discussão dos materiais pesquisados com os professores em sala de aula”, lembra Vinícius.

O modelo também traz algumas dicas práticas de pesquisa. Por exemplo, quando o tema de busca são as manifestações folclóricas dos imigrantes no Paraná, pode não ser interessante procurar a frase inteira, pois os resultados podem ser superficiais. Outra dica é observar as referências bibliográficas que alguns autores colocam abaixo do texto, anotar as que julgar interessantes e pesquisar no acervo da biblioteca do colégio. Quando o aluno vai apurar um tema e quer um documento com formato específico como Power Point ou Word, pode otimizar colocando no navegador “tema” filetype.ppt ou filetype.doc, respectivamente.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*