Problemas de relacionamento com superior?

O coach Leonardo Gotti
Foto / Bruno Kirilos

Diálogo e transparência são fundamentais nas relações empresariais

 

Uma das famosas lendas corporativas afirma que os únicos colaboradores que trabalham felizes o dia todo e amam seus superiores são os duendes do Papai Noel. Pesquisas nos Estados Unidos revelam que a maioria dos casos de demissões acontece por problemas de relacionamento, ou seja, muitas vezes a pessoa tem um grande currículo e experiência profissional, porém não consegue manter boas relações dentro do ambiente de trabalho.

Para o coach Leonardo Gotti, esse problema pode ser resolvido com diálogo e transparência de ambas as partes. “O superior deve oferecer todas as condições para que seu colaborador possa demonstrar um bom trabalho. O líder deve ser exemplo e modelo para que seus subordinados possam segui-lo e oferecer o melhor no trabalho”, explica. O coach ainda frisa que impasses podem ocorrer nas relações, porém se muitas tentativas já foram feitas para alinhar e mesmo assim os problemas não foram resolvidos, o ideal é que o subordinado procure outro lugar de trabalho para aproveitar melhor seu potencial. “Vale lembrar que, se o foco do problema é sempre o subordinado, não adianta nada ele mudar para vários empregos, pois os problemas irão junto. O que ele deve fazer é aceitar suas dificuldades, sejam elas de relacionamento ou profissionais, e buscar ajuda para resolvê-las”, enfatiza.

Outro problema bem comum é a relação entre os próprios colaboradores do time. Segundo Leonardo, tudo depende da gravidade do problema, se é algo casual, a própria pessoa poderá tentar resolver, agora se for um problema mais complexo, é importante o líder direto estar ciente. Os colaboradores também precisam saber separar o lado pessoal do profissional, deixando problemas pessoais fora do ambiente de trabalho.

Umas das principais dificuldades do ser humano é o fato de julgar o próximo, é preciso entender que as pessoas são diferentes, ninguém é igual ou melhor que ninguém. Cada um recebeu uma educação baseada em valores e possuem objetivos pessoais. Quanto mais você respeitar a opinião alheia e muitas vezes se colocar no lugar do outro, maiores chances terá de conviver com harmonia e respeito.

 

Serviços

Cannoh Coaching

Endereço: Avenida Cândido de Abreu, 526 – Conjunto 606/607 A

Site: www.cannoh.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*