OUTUBRO ROSA

Nem tudo são flores e como as rosas, na vida há a beleza da flor e as dores dos espinhos.
Em outubro, o mundo fica mais cor de rosa, pessoas usam laços, empresas, instituições e órgãos públicos iluminam-se de rosa. É um momento de manifestações e conscientização sobre a importância da prevenção e cuidados com o câncer de mama. A cor rosa simboliza a feminilidade. Desde criança, nós mulheres ficamos encantadas com  esta cor. Depois, na adolescência, começamos a sentir as primeiras mudanças físicas e uma delas é a formação dos seios. A maioria das mulheres não esquece o primeiro sutiã, as feministas o usaram como forma de protesto queimando-os, outras o usam como peça de extrema sensualidade e até fetiche.  E, não podemos esquecer-nos de uma de suas principais funções, quando, aliás, deixamos de ter seios para ter mamas: alimentar nossos filhos. Falarei por mim, este é um dos momentos mais lindos da maternidade. No momento em que estamos dando este alimento tão rico e nutritivo e o nosso olhar cruza com o da criança há uma conexão mágica.
Porém, como disse no subtítulo, nem tudo são flores, e os espinhos para algumas mulheres surgem em forma desta trágica doença.  É muito comum que tenhamos em nossa família ou entre amigas, alguém que já tenha passado por esta terrível  doença. Algumas vitoriosas, outras infelizmente não. Grandes avanços recentes, inclusive quando a doença é detectada precocemente. No entanto, a cada ano aumenta o número de casos e há uma grande relação com a vida da mulher contemporânea: muito trabalho, alimentação desequilibrada, estresse, ingestão de álcool, entre outros.
Mulheres, moças, meninas, vamos cuidar de nossa saúde!  Vamos nos vestir de rosa! Sejamos solidárias com quem passa por este momento tão difícil. Outubro Rosa não é para festejar e sim um momento para refletir, cuidar-se e apesar das dores, lembrarmo-nos da beleza e do perfume das rosas.

20 artistas plásticos realizam obras bidimensionais e lenços em prol do AAMA
O câncer de mama afeta as mulheres ainda em outro aspecto físico muito importante: os cabelos, símbolo de feminilidade. E, para minimizar esta perda, a AAMA– Associação das Amigas da Mama em Curitiba-PR realiza workshops ensinando várias formas de usar lenços, além de promover doações e incentivar eventos que transformam esta fase num momento de revelar em outras formas a beleza feminina.
Neste espírito altruísta, o Shopping Jardim das Américas em Curitiba-PR, o ART. COM, ÓIA NÓIS e o AAMA realizam a exposição “Por uma vida em forma de laço”. Participam da exposição 20 artistas plásticos orientados pelos curadores Carla Schwab, Eloir Jr. e Kézia Talisin, cuja proposta é colorir com seus trabalhos este celebrado mês. Os artistas participantes são: Ana Lectícia Mansur, Aninha Sacchelli, Carla Schwab, Cecifrance Aquino, Cristiane Zaleski, Eloir Jr., Fernanda Alonso, João Câncio Neto, Kézia Talisin, Kerlyng Cecchini, Luiz Felix, Mônica Pailo, Raquel Frota, Rodney Rauth, Ruth Oliveira, Sandra Köche. E os artistas convidados; Celso Parubocz, Katia Velo, Oswaldo Fontoura Dias e Tânia Leal. Além das obras bidimensionais, os artistas expositores pintaram 20 lenços especialmente produzidos para o evento que farão parte do projeto “Arte na Cabeça” com renda revertida ao AAMA representada pela presidente, Gladys Haluch e voluntárias. “Outubro nasce com a primavera e se torna Rosa abraçando a proposta de campanhas de prevenção, de amor, afeto, atividades culturais, de moda e diversas informações e adjetivos saudáveis para com o ser humano ou seus familiares que vivenciam o câncer de mama” define Eloir Jr.

Prestigie este importante evento, abertura será dia 09 de outubro, às 20h.

 

SERVIÇO:

Exposição: Outubro Rosa – “Por uma Vida em forma de Laço”
Abertura oficial e coquetel: 09 de outubro, sexta-feira, às 20h – Apresentação coral do AAMA.

Apresentação lenços: Arte na CabeçaDemonstração das amarrações dos lenços pela equipe da AAMA, dia 15/10/2015, quinta-feira das 15h às 19h.

Local: Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas
Endereço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Jd. das Américas – 1º. Piso
Visitação: Durante o mês de Outubro em horário comercial do Shopping
Entrada Franca

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*