Missão Solidária: Curitiba recebe jovens voluntários

Cerca de 50 alunos vão realizar atividades solidárias durante uma semana na região

Crédito: Divulgação

Entre os dias 19 e 25 de janeiro, a cidade de Curitiba recebe a 15º Missão Solidária Marista (MSM). Organizada pela Rede Marista de Colégios e pelo Marista Escolas Sociais, a jornada de voluntariado promove ações, oficinas e revitalização de espaços na capital paranaense.

Durante a semana eles vão participar de formações e atividades que fortalecem a educação para solidariedade. De acordo com o responsável pela Missão Solidária Marista, Bruno Socher, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e dialógico, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma. Desde  2005, o Grupo Marista já realizou missões voluntárias em 48 localidades, que contaram com a participação de mais de dois mil jovens. Atualmente, o grupo está presente em alguns desses locais com o Marista Escolas Sociais no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, oferecendo educação gratuita e de qualidade para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Educação para solidariedade

Participam os estudantes da PUC PR, PUC SC, TECPUC, Colégio Marista de Joaçaba (Marista Frei Rogério) e Curitiba (Marista Santa Maria, Marista Paranaense e Marista Anjo da Guarda). Eles vão realizar atividades que buscam formar e refletir sobre a comunidade. A missão solidária realizará visitas, oficinas gratuitas, reforma da quadra do Colégio São Miguel, vivência na cooperativa de reciclagem Associação Novo Amanhecer, além de um dia inteiro de voluntariado no Hospital Cajuru. Para Ricardo Sartorato, diretor do Marista Escola Social Curitiba, a vivência solidária durante a missão é muito rica e transformadora. “As atividades proporcionam conhecimentos e uma aprendizagem úteis para a escola e para a vida toda”, avalia.

Missão Solidária 2020

Em sua 15ª edição, a MSM reúne jovens do Ensino Médio dos Colégios Maristas e Escolas Sociais do Grupo Marista que trocam as férias por uma atividade diferente. Eles deixam de lado destinos tradicionais de descanso para ir a comunidades em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Em 2020, os destinos escolhidos são: cidades de São Paulo (SP), Curitiba e Paiçandu, no Paraná, e de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, em Ponta Grossa (PR) e São José, (SC).

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*