Meu sobrenome é Integração

Erika Fukunishi e Thalita Miura Miyawaki.
Crédito: Gerson Lima

Um apartamento com diversas soluções e artifícios para integração de ambientes

Integrar, tornar inteiro, parte de um conjunto ou grupo. A integração já deixou de ser tendência e é agora a bola de vez, e disso as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miura Miyawaki, da EFTM Arquitetura, sabem bem. O projeto de um apartamento, de 82,2 metros quadrados, feito pelas profissionais, traz esse conceito de diversas formas e utiliza diferentes artifícios.

Na residência, a sala de estar, jantar e cozinha são integradas. As primeiras, são visualmente contínuas, com mesmo piso, conceito e identidade visual. A grande estrela do projeto, em termos de criatividade, fica na cozinha. As arquitetas possibilitaram a integração deste cômodo às salas através do passa-pratos, o qual foi projetado com uma porta deslizante. Desse modo, é possível incorporar a cozinha aos outros ambientes apenas quando convém facilitar a interação e processos entre eles. “Nesse projeto a cliente queria separar a cozinha da sala, mas sem perder a funcionalidade e praticidade dos espaços integrados, por isso pensamos nessa solução criativa”, explica Thalita Miura Miyawaki.

A separação da cozinha e da sala se deu pelo móvel projetado pelas arquitetas em marcenaria, o que possibilitou a ligação entre os cômodos e o compartilhamento de armários por ambos, como a cristaleira, que tem uma porta de vidro virada para a cozinha, facilitando no armazenamento das louças, após a lavagem, e outra para a sala de jantar, que otimiza o processo de preparação da mesa. “Integração é o conceito do momento, mas sempre pensamos no projeto para que ele alie tendências à funcionalidade e necessidades do morador. Além de facilitar o dia a dia da moradora, o passa-pratos permite a criação de diferentes cenários, seja com ele aberto, ou fechado”, complementa Erika. A cozinha e a lavanderia também formam um ambiente único, são contínuos e integrados, mantendo a mesma proposta e identidade visual.

Sobre a EFTM Arquitetura:

Em 2013, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki se uniram e fundaram a EFTM Arquitetura, escritório especializado em projetos de urbanismo, interiores e arquitetônicos. Jovens e cheias de ideais, as duas buscam atenção aos detalhes e desejos dos clientes para oferecer projetos funcionais, personalizados e agradáveis visualmente. Erika Fukunishi está formada desde 2010 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo e é especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica do Paraná. Thalita Miyawaki, também formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2007, é especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela mesma instituição.

Serviço:
EFTM Arquitetura
Rua Professor Paulo D’Assumpção, 132, Jardim das Américas – Curitiba (PR)
Site: www.eftmarquitetura.com

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*