Mariana Canet divulga vídeo com bate-papo sobre seu livro “Natureza”

A fotógrafa Mariana Canet publicou em 26 de fevereiro um vídeo com uma discussão sobre seu livro “Natureza”, lançado em novembro. O bate-papo foi mediado pelo professor e crítico de arte Fernando Bini e teve a participação do artista plástico Fernando Velloso, da professora e pesquisadora em fotografia e cinema Michele Serena e do fotógrafo Dico Kremer. 

A obra de Mariana Canet é interpretada pelos participantes em falas breves, em que analisam o processo criativo e o olhar da artista. Para Bini, em “Natureza”, Mariana “propõe a contemplação da ambiguidade entre arte e natureza” através de seus enquadramentos, que capturam composições ora abstratas, ora em padrões de folhagens, caules, rochas, cristais, areias, entre outros elementos naturais. “Desde “Reflexos”, Mariana investiga e perscruta a natureza. Ela nos faz ver através do seu enquadramento seu imenso repertório e nos mostra uma extensa poesia visual”, elogia Bini.

De forma quase documental, Mariana fotografa espontaneamente, sem planejar um resultado específico. “O que me inspira a fotografar é estar em um lugar agradável que me instigue. Eu não planejo o que vou fotografar, nem volto outro dia para fotografar a mesma coisa”, revela. Mariana trabalha com pouca ou nenhuma intervenção em suas imagens: na captura, concentra-se principalmente no enquadramento; na edição, ela no máximo ajusta o contraste. “Ou eu acerto a foto, ou eu jogo fora”, afirma. 

>> Assista ao vídeo completo no canal do Youtube da artista

A partir da esquerda: Fernando Velloso, Michele Serena, Mariana Canet, Fernando Bini e Dico Kremer. Foto: Gabriel Spinardi/Divulgação

“O diálogo entre Mariana e Fernando Velloso, pioneiro na arte abstrata no Paraná, é nítido na visão da cor, nas formas e na preferência pelo abstrato”, pontua Bini. Velloso é o principal interlocutor de Mariana na modelagem de “Natureza”. “Ela produz muito, e o desafio foi reunir as fotografias de forma que a composição entregasse o que ela pensa”, diz Velloso. “A câmera fotográfica é o seu pincel”, conclui o artista plástico.

Para a professora e pesquisadora em fotografia e cinema Michele Serena, que foi aluna de Fernando Bini junto de Mariana, a prática artística de Mariana vai na contramão do imediatismo vivido atualmente. “Mesmo que se aproxime do documental, a fotografia de Mariana dialoga com os primórdios da pintura, e parte de um processo de flanar de estar presente no momento. Ela olha ao redor, propõe uma pausa no tempo e nos possibilita contemplar”, diz Michele. 

O fotógrafo Dico Kremer, com quem Mariana já colaborou, concorda com a interpretação dos colegas. “A maneira com que Mariana produz, como ela “manipula” a imagem, é a partir de seu enquadramento. Ela tem uma visão muito própria da natureza e sabe como apresentar de forma clara sua interpretação”, acrescenta. 

Sobre o livro

“Natureza” é o quarto livro da autora, e o terceiro de uma sequência no formato livro-álbum – os demais são Reflexos (2014) e “Abstratos” (2017). Em 2019, Mariana Canet lançou “Trilhos”, resultado de dois anos fotografando a linha férrea em Morretes. 

Para “Natureza”, Velloso e Mariana realizaram em conjunto uma curadoria de fotografias produzidas por cerca de sete anos pela artista, selecionando as imagens por cores, formas e composições. O resultado são 150 fotografias divididas em dois capítulos: “O Silêncio da Natureza” e “A Força da Natureza”. O primeiro é onde estão reunidas as fotos de ranhuras, fendas, folhagens e troncos, quase como uma poesia visual desses elementos. No segundo, uma série de imagens de rochas, cristais e areias revela um padrão delicado de elementos tão brutos. 

A publicação de “Natureza” foi realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, e contou com o financiamento das empresas Hotéis Deville, Trombini e Instituto de Oftalmologia de Curitiba. As fotografias presentes no livro estão disponíveis também em quadros em seu ateliê, em grandes dimensões.

Serviço

Bate-papo sobre o livro “Natureza”, de Mariana Canet. Mediação de Fernando Bini. Participação de Mariana Canet, Fernando Velloso, Michele Serena e Dico Kremer. 34 minutos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y7xNiomo8ds

Livro “Natureza”, de Mariana Canet. Exemplares à venda por R$ 150 no atelier da fotógrafa. Contato: (41) 9 9951-7020.

Por Flávia Schiochet – ArqBrain

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*