Luz na sala de jantar

Aprenda a valorizar seu espaço de refeições com a iluminação correta

A sala de jantar é o lugar onde se costuma passar alguns dos momentos mais importantes da vida em família. É por isso que além de escolher bem os móveis, é preciso prestar atenção também à iluminação do espaço de forma a garantir o conforto e a atmosfera acolhedora, agradável e ao mesmo tempo funcional do cômodo como um todo.

Uma iluminação eficiente na sala de jantar utiliza diferentes tipos de fonte de luz combinados de maneira a oferecer a claridade adequada para cada situação. Para as horas das refeições, é preciso visualizar o que está sendo servido e todas as pessoas sentadas à mesa. Uma ou mais luminárias sobre o móvel cumprem essa função, além de ajudar a deixar o ambiente mais charmoso. Pendentes e lustres estão entre as peças favoritas nesse caso, mas para escolher é importante estar atento a dois fatores de grande importância: o tamanho da peça e o formato do tampo.

Segundo Daniele Bagatoli, sócia da Luna Luce Iluminação e pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores, a forma retangular de mesa é a mais democrática, pois permite o uso de luminárias redondas, quadradas, ovais e retangulares. “Já as redondas e quadradas aceitam luminárias nesses mesmos formatos, enquanto a oval comporta fontes de luz retangulares, ovaladas e redondas”, explica.

Com relação ao tamanho, Daniele ensina que as luminárias devem seguir uma proporção de 1/3 do tamanho da mesa ou maior. “Uma das dúvidas mais frequentes na loja é com relação a lustres grandes em ambientes pequenos, mas não se deve levar em conta o tamanho do espaço onde a mesa de jantar estará, mas sim o tamanho do tampo. Se a mesa for muito comprida, retangular ou ovalada, aconselha-se, inclusive, o uso de dois ou mais focos de iluminação para atender toda a extensão da mesa”, acrescenta.

Além da iluminação da mesa, outros pontos de luz ajudam a garantir a luminosidade da sala de jantar, permitindo o seu uso para outras funções. “Embutidos em gesso no teto, com ligação independente, funcionam bem como fontes auxiliares, iluminando a sala com eficiência para atividades como trabalho e estudo. O interessante é usar o lustre ou pendente e, se houver necessidade, usar as lâmpadas de facho concentrado. Na instalação, observe se os fachos das luzes diretas não ficarão direcionados para uma superfície de metal ou vidro, pois esses materiais refletem a luz causando desconforto visual”, aponta Daniele.

Já abajures e luminárias de piso são ideais para quem tem espaço de sobra na sala. “A vantagem dessas peças é que elas garantem charme extra à decoração, imprimindo a personalidade dos donos da casa. Além disso, elas funcionam muito bem como luzes auxiliares, criando atmosferas diferenciadas no espaço”, completa a especialista.

 

Sobre a Luna Luce Iluminação:

Inaugurada em 2009, a Luna Luce Iluminação é administrada pela família Bagatoli conhecida por seus 35 anos de experiência na fabricação de luminárias. Sempre em busca de novas tendências no mercado, a loja trabalha com as melhores fábricas nacionais e internacionais e possui um setor de customização e fabricação própria de peças, o que garante exclusividade e qualidade nos produtos. Para um melhor atendimento aos clientes, a equipe é composta por designers de interiores e especialistas em iluminação.

 

Contato:

Luna Luce Iluminação

Endereço: Av. Nossa Senhora Aparecida, 649, Seminário – Curitiba (PR)

Telefone: (41) 3085-1177

www.lunaluce.com.br

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*