LIDE PARANÁ REALIZA PALESTRA COM ANA PAULA PADRÃO

A jornalista e apresentadora conversou com as convidadas sobre o papel da mulher na sociedade e as expectativas a cerca disso

A palestrante Ana Paula Padrão.
Crédito: © 2019 Rubens Nemitz Jr

O LIDE Mulher  realizou na quarta-feira (30), uma palestra com a jornalista e apresentadora do Masterchef Brasil, Ana Paula Padrão. O evento, exclusivo para filiadas ao grupo e convidadas, aconteceu no Showroom A.Yoshii. Durante o encontro a jornalista não economizou ao falar sobre as expectativas do papel social designado a homens e mulheres e como isso afeta a carreira e vida pessoal de milhões de profissionais.

“A diferença cultural entre homens e mulheres estabelece profundas rachaduras em nossa cultura. E, por isso, nós mulheres, passamos a vida tentando atender a expectativas sociais”, afirma Ana Paula. Para explicar as expectativas, a jornalista traçou um panorama da história recente da mulher na sociedade, como, por exemplo, citando publicações dirigidas ao público feminino das décadas de 1960 e 1970 e o próprio código civil que exemplificava o papel da mulher, o qual foi alterado apenas em 2003.

Para a jornalista, as mulheres, por mais tentativas que façam de quebrar alguns padrões, acabam de uma forma ou outra cedendo para atender a alguma expectativa. “Expectativa social é muito mais forte que a sua vontade de pensar sobre o que esperam de você. Quando é muito gritante a sua vontade de mudar, você muda uma ou duas coisas. Mas, em geral, você não muda a sua vida e faz o que quer para não descumprir toda aquela expectativa social que esperam de você”.

E para mudar isso, Ana Paula Padrão, diz que é pelo exemplo. “A gente ensina pelo exemplo. Agindo assim, nossos filhos vão seguir de novo a representação dos papeis que a sociedade espera deles. É preciso estar latente o desejo de mudança, partindo do individual para o coletivo, cultura é isso. E foi com o coletivo que já conquistamos muita coisa”.

Para a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, esse movimento para a mudança cultural tem acontecido, ainda que de forma discreta. “A oportunidade de termos um grupo como LIDE Mulher, onde estão reunidas tantas lideranças mulheres é a prova que estamos caminhando para uma mudança cultural, onde todo e qualquer papel da mulher será aceito”, afirma ela que é a primeira mulher a assumir a presidência da entidade do estado, e uma das poucas mulheres à frente de entidades empresariais do país.

Sobre Ana Paula Padrão

Na Rede Globo, Ana Paula Padrão atuou como repórter e correspondente internacional em Londres e Nova York; ancorou o Jornal da Globo durante 5 anos; já fez parte da bancada do Jornal da Record após ter comandado no SBT o telejornal SBT Brasil e o programa SBT Realidade. Atualmente é apresentadora do MasterChef na Band e realiza reportagens especiais para a emissora. Além disso, desenvolve projetos com a “Touareg Conteúdo”, agência especializada em desenvolver conteúdo em vídeo e a “Escola de Você”, uma ferramenta de progresso da inteligência feminina, criada para fomentar o empreendedorismo na vida e nos negócios.

 Um pouco sobre o LIDE

 O Lide – Grupo de Líderes Empresariais é, atualmente, presidido por Luiz Fernando Furlan (chairman do LIDE e presidente do LIDE Internacional) e por Roberto Giannetti da Fonseca (vice-chairman). O grupo conta com mais de 1.700 empresas filiadas, que juntas congregam 57% do PIB privado do Brasil, sendo a mais qualificada plataforma empresarial independente do país. Tem matriz em São Paulo e unidades em diferentes estados brasileiros, além do Paraná. O grupo também está presente internacionalmente, em quatro continentes, nos seguintes países: Alemanha, Angola, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Itália, Marrocos, Moçambique, Portugal, Uruguai e Oriente Médio. As atividades do Lide Paraná têm o patrocínio de gestão da Renault e o a AYoshii é a patrocinadora do Lide Mulher no estado.

  O LIDE Mulher Paraná tem como propósito incentivar, por meio de encontros como esse, mulheres a se inspirarem na busca pela liderança em cargos de chefia, ressaltando o empoderamento no meio empresarial.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*