Lançamento livro digital “A figura na Comunicação Visual” de João Werner

O livro digital "A figura na Comunicação Visual" em formato e-book Kindle.

Este é o primeiro volume de uma série de três manuais dedicados a apresentar a comunicação realizada através das imagens  – Comunicação Visual. O segundo volume tratará da cor e o terceiro, da composição visual.

Este livro tem como seu diferencial, em relação à literatura anterior, a ampla quantidade de ilustrações. O formato digital de e-book permitiu baratear o custo para as mais de 700 ilustrações de apoio ao texto.

Escrito em linguagem não técnica, o livro é, entretanto, dedicado à prática, ao atelier, a quem necessita usar a imagem para comunicar.

Os cursos universitários que são diretamente atendidos pelo conteúdo deste livro são a Arquitetura, Publicidade e Propaganda, Moda, Design, Decoração, Artes Plásticas, Artes Gráficas, Cinema, Fotografia, entre outros.

Trecho selecionado do livro

A comunicação visual existe desde que o ser humano entendeu que podia alterar a maneira como era visto pelos outros seres humanos.
Além dos aparatos biológicos visíveis de que dispunham (altura, cor dos olhos e da pele, comprimento dos cabelos, etc.), nossos ancestrais começaram a alterar,
intencionalmente, a sua aparência visível.
Por exemplo, pintaram os próprios corpos e usaram máscaras, tatuagens e adereços para parecerem mais ferozes aos seu inimigos. Ou, ao contrário, usaram miçangas, plumas de pássaros e garras de animais para afirmarem o seu
status social perante os outros membros de sua tribo.
Assim, ao se utilizarem de algum recurso visível junto a si, eles estavam tentando comunicar uma mensagem aos outros. Esta mensagem podia até ser transmitida de outras maneiras (tais como a fala, por exemplo), mas era produzida, principalmente, para ser vista.
” (Introdução, pp. 3).

Sumário do livro

A figura visual e a sua expressividade. Os usos e as funções da figura visual.
Conceitos visuais apresentados: figura e fundo; simetria; movimento; proporção, profundidade visual e expressão.
Material fartamente ilustrado com dezenas de obras de arte, de publicidade e arquitetura, entre outras. Os conceitos visuais apresentados são contextualizados, sempre que possível, em relação à cultura atual ou à antropologia. Exemplos da ocorrência dos elementos da linguagem visual na morfologia biológica, bem como a sua importância para os processos vitais.
Os métodos geométricos de construção das figuras são apresentados em suas várias etapas constitutivas, de modo didático e explicativo.

Detalhes técnicos

Ano de publicação: 2015.

O autor, João Werner, é artista plástico e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Foi professor universitário em cursos de Arquitetura e Publicidade.

O livro tem 327 páginas, fartamente ilustradas.

Preço do exemplar US$ 13.00 (Amazon).

Edição do próprio Autor.

ISBN: 978-85-919150-0-2

Link para a compra na Amazon brasileira http://www.amazon.com.br/dp/B00TSIU3QG.

Link no Facebook com maiores informações, inclusive com a reprodução de parte do conteudo.

Email do Autor: werner.joao@gmail.com.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*