Katia Velo prestigia a abertura da exposição do aviador Stanislaw Skarzynski

O chefe de divisão de Artes Plásticas e Literatura, Roberto Machnievscz, Schirlei Freder (Rede de Economia Criativa do Paraná e Casa da Cultura Polônia Brasil) o Secretário de Cultura, Amarildo Rosa e esta colunista.
Foto João Fernandes Alves Neto

Aconteceu na noite de hoje (26/06), a abertura da exposição Um intrépido polonês em céu brasileiro: O feito extraordinário do aviador Stanislaw Skarzynski” no Museu Atílio Rocco. A exposição é uma parceria da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Cultura, com o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, a Casa da Cultura Polônia Brasil, e com o apoio do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Cultura  e curadoria de Dulce Osinski e Everly Giller.

A exposição é composta por painéis que mostram o feito extraordinário do Capitão da Força Aérea da Polônia, Stanislaw Skarzynski, que em maio de 1933 cruzou o Atlântico no avião RDW-5 – Bis, partindo de Saint Louis, no Senegal, com destino a Maceió, no Brasil. A viagem durou vinte horas e meia e conferiu ao piloto o recorde mundial de vôo em linha reta sem aterrissagem, feito com avião de classe turística de segunda categoria, com a distância percorrida de 3.640 km. De maio a setembro daquele ano, Skarzynski visitou várias cidades brasileiras, entre elas Maceió, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Santos, além de Buenos Aires, na Argentina. Nos lugares por onde passou, foi recebido por autoridades e ovacionado pela população como herói. Inspirando manchetes entusiasmadas nos jornais, recebeu da imprensa denominações como “Águia Polonesa”, sendo seu vôo considerado “intrépido” e seu feito, “extraordinário”.

Participaram da abertura: o Consul Geral da República Polonesa, Marek Makowski, o Secretário de Cultura, Amarildo Rosa, Cristiane Löff (Representante do Ministério da Cultura – Região Sul), Karina Muniz Vianna (Coordenação do Sistema Estadual de Museus), o Secretário de Comunicação Social Lourival Louir Berti Junior (representando o prefeito Luiz Carlos Setim), o Chefe de Divisão de Literatura e Artes Plásticas, Roberto Machnievscz, Schirlei Freder (Rede de Economia Criativa do Paraná e Casa da Cultura Polônia Brasil), a curadora da exposição Everly Giller, a arquiteta da Secretaria de Cultura, Manuela Tourinho Orue, a Diretora do Museu Atílio Rocco, Elza Degale, imprensa, artistas locais e demais autoridades.

Esta colunista ladeada por Schirlei Freder (Rede de Economia Criativa do Paraná e Casa da Cultura Polônia Brasil) e Cristiane Löff (Representante do Ministério da Cultura – Região Sul).
Foto / João Fernandes Alves Neto

Serviço:

Exposição: Um intrépido polonês em céu brasileiro: O feito extraordinário do aviador Stanislaw Skarzynski”

Local: Museu Municipal Atílio Rocco Endereço: Rua XV de Novembro, 1.660 – Centro – São José dos Pinhais / PR

Tel.: (41) 3381-5900

Período da exposição de 26 de junho até 24 de agosto de 2013

Entrada Franca

REALIZAÇÃO:

Prefeitura de São José dos Pinhais

Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba

Casa da Cultura Brasil Polônia

APOIO:

Secretaria de Estado da Cultura

Vinhos Zanchetta

Doce Pão

Cadu Recepções

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*