JORNAL FOLHA DA MULHER DE JUNHO

Jornal Folha da Mulher – coluna Katia Velo

 

POR KATIA VELO

ENAMORAR, NAMORAR E ENCANTAR!
“O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição.” Aristóteles

ERA UMA VEZ…

O amor sempre existiu, mas sofreu e sofre mudanças através dos tempos. Na mitologia grega, Afrodite era a deusa do amor, de beleza incomparável e corpo sedutor. Na mitologia romana ela passou a ser chamada de Vênus. No Renascimento com o culto às artes clássicas, os artistas voltaram a inspirarem-se nos deuses mitológicos. Um exemplo desta influência é a obra “O Nascimento de Vênus” do pintor italiano Sandro Botticelli.

Outro deus mitológico que desperta interesse nos enamorados é o Cupido (Amor em latim) também conhecido por Eros. Cupido disparava fechas em corações que instantaneamente ficavam apaixonados. Um dia ele mesmo, por acidente, feriu-se com a sua fecha é ficou perdidamente apaixonado por Psiquê. Mas, a futura sogra, Afrodite morria de ciúmes de sua beleza. Cupido fez um pedido para Zeus que tornou sua amada imortal. E é assim que sempre esperamos que uma história de amor aconteça, com um lindo FELIZES PARA SEMPRE!

NOS DIAS DE HOJE…

Para nós, simples mortais, não é tão simples, então parafraseando Vinícius de Moraes “Mas que seja infinito enquanto dure”. Namorar já é algo difícil, pois primeiro vem o ficar, o pegar.  Depois, quando finalmente o namoro começa, não há um comprometimento real, pois muitos namoros são desfeitos até por redes sociais. Quer coisa mais deselegante do que isto! Bom, noivado praticamente não existe, mas quando existia era importante  para formalizar o namoro e mostrar que a coisa era séria. Era um momento de começar a pensar e organizar-se para o matrimônio. E quando finalmente chega a data tão esperada, muitos casamentos duram menos tempo do que o namoro. As pessoas já casam pensando se não der certo, separo. Aliás, vejo que o maior empenho está mesmo na festa que virou um verdadeiro evento. Eu adoro festas, quando eu casei fiz tudo como eu queria, mas acho que está ficando meio exagerado. Há noivos que se preocupam mais em fazer aulas de dança para apresentar-se do que um curso de noivos, de cozinha, ou qualquer coisa mais prática para a vida do casal.

AMAR SEMPRE…

Eu sou favorável ao amor! E acredito em tudo isto: amor eterno, amor à primeira vista, alma gêmea, etc., mas acho que como qualquer coisa na vida é preciso dedicação e carinho.  Portanto, para ter um grande amor, é preciso que você seja uma pessoa amável, capaz de doar-se, ser companheira, etc. Esta história de príncipe encantado que fará tudo por você, não existe. O que existe é a união de pessoas que se amam e caminham juntas, pois possuem as mesmas expectativas, os mesmos desejos, o mesmo sentimento – AMOR.

Vou contar algo que aconteceu comigo e achei surpreendentemente lindo. Eu ainda morava em São Paulo e trabalhava na diretoria de uma grande empresa da área de saúde. Logo após o almoço, chegou um lindo buquê de flores do campo (minhas favoritas). Era enorme, muito colorido, mas sem nenhum cartão. Todo mundo que trabalhava comigo falou “Apaixonado secreto?”. E vocês nem imaginam a reação de todos quando depois de mais ou menos duas horas chegou outro buquê, igualzinho ao primeiro, mas, agora com cartão. Todo mundo queria saber o que estava escrito. Abri e li “Agora que nos casamos; te amo duas vezes mais”. Simples, lindo e inesquecível presente do meu marido no Dia dos Namorados. Portanto, seja sincera, criativa e acima de tudo, ame profundamente e sinceramente a vida, você e se tiver alguém para chamar de seu!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*