Inglês e sustentabilidade aliados na educação

 

O processo educativo é um dever dividido entre os pais e os professores. Mas a instituição de ensino pode adotar alternativas criativas, para auxiliar nesse processo educativo. A Phil Young’s English School aposta, desde 2008, em um projeto ecológico que alia conscientização de práticas ambientais sustentáveis e ensino de inglês através de atividades pontuais em situações reais, o Phil Green.

 

O projeto Phil Green mantém duas vertentes: Phil Recycling e Student Vegetable Garden. A primeira delas é a instalação de um sistema completo de separação e reciclagem de lixo na escola. Os professores receberam treinamento sobre o sistema e incorporaram os conceitos de reciclagem em sala de aula. “Sendo assim, podemos afirmar que esse projeto impacta, semestralmente, 200 funcionários e 4.000 alunos. Essas pessoas podem repassar os conhecimentos para seus familiares e levar a informação adiante. Atualmente 100% do lixo das unidades da Phil Young’s é separado e o desperdício de insumos caiu em torno de 20%, resultado de uma nova mentalidade”, lembra o diretor Phil Young.

 

O Student Vegetable Garden consiste em uma horta comunitária voltada para os alunos das turmas de Phil Kids e Pre-Teens, entre 7 e 11 anos. Nela, as crianças aprendem sobre plantio e cuidado com verduras e legumes orgânicos, assim como a importância desse tipo de alimentação. No final do ciclo, os alunos colhem e comem o que plantaram, comemorando com um evento chamado Festa da Salada. “Os professores trabalham o vocabulário em inglês das palavras relacionadas à horta. E os pequenos tem mais facilidade, pois os conceitos são aplicados na prática. Todo o semestre, 500 alunos passam por esse processo de cuidado e aprendizagem”, comenta Young.

 

Como surgiu?

O fundador da escola, Phil Young, atualmente mora nos Estados Unidos, mas participa de aulas em Curitiba, através de vídeo conferência.  Em uma de suas participações, no segundo semestre de 2007, Phil escolheu o tema sustentabilidade como pano de fundo de sua aula de inglês, para uma turma de pré-adolescentes. Ao começar o ensino, sugeriu uma breve contextualização sobre como o tema influencia o cotidiano. Um dos alunos argumentou que as pessoas falavam muito sobre os problemas do meio ambiente, mas são pouco ativas para amenizar os efeitos negativos de suas próprias ações na natureza.

 

“Diante deste comentário, propus que a turma fizesse uma lista de sugestões para que a escola se tornasse mais green (verde) e contribuísse positivamente para um mundo mais sustentável. Várias ideias interessantes surgiram”, conta Phil. A partir desse primeiro ponto, a escola decidiu fazer um diagnóstico da sua situação relacionada às práticas ambientais. Foi assim que surgiu o projeto Phil Green.

 

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