A GUERRA PELO OLHAR INFANTIL NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Histórias de Família
Crédito: Rafael Saes

 

Histórias de Família, última parte da “trilogia da guerra” encenada pelo Amok Teatro, traz à cena a guerra da Iugoslávia nos anos 90

 

 

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 29 de maio a 01 de junho, Histórias de Família, da prestigiada companhia carioca Amok Teatro. Montagem inédita no Brasil do texto da dramaturga sérvia Biljana Srbljanovic, a peça é dirigida por Ana Teixeira e Stephane Brodt, e traz à cena a guerra de desintegração da Iugoslávia nos anos 90 pelo olhar de quatro personagens infantis. No elenco, Rosana Barros, Stephane Brodt, Vanessa Dias e Wanderson Rosceno. A companhia também oferece oficina de interpretação de 30 de maio a 01 de junho.

 

Histórias de Família encerra a trilogia de guerras empreendida pela Amok Teatro, iniciada comO Dragão, de 2009, sobre o conflito no Oriente Médio, e Kabul, de 2010, um mergulho no Afeganistão. Maior projeto do grupo desde a sua fundação, a trilogia traz para o teatro questões do mundo contemporâneo, abordadas a partir do olhar do “outro”, em espetáculos independentes.

 

Na peça que estreia na CAIXA Cultural, a lógica da guerra, criada e mantida pelo poder político é revelada na brincadeira de quatro crianças, que reproduzem o comportamento delirante de adultos desorientados. Em seu texto, censurado na Sérvia, a autora Biljana Srbljanovic descreve a confusão na qual seu país mergulhou, sob a liderança de dirigentes cuja ideologia levou toda a região dos Balcãs à barbárie e à destruição. O que se vê no palco é, ao mesmo tempo, a imagem da situação da ex-Iugoslávia e a de qualquer sociedade.

 

A montagem estreou em junho de 2012 no Festival Cena Brasil Internacional e foi um dos espetáculos selecionados para participar da Mostra do Teatro Brasileiro nos Festivais de Avinhão (França) e Edimburgo (Escócia).

 Serviço:

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)

Data: 29 de maio a 01 de junho de 2014 (quinta-feira a domingo)

Horário: de quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos: Vendas a partir de 24 de maio. R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo das 16h às 19h).

Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

 

Oficina de interpretação

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)

Data: de 30 de maio a 01 de junho de 2014 (sexta-feira a domingo)

Hora: sexta-feira a domingo, das 13h30 às 17h30

Inscrições: de 14 a 20 de maio pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br . As vagas são limitadas

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*