GALERIA ZILDA FRALETTI REALIZA EXPOSIÇÃO EM PARCERIA COM A BIENAL DE CURITIBA

KATIA CANTON ?

Imagem: Convite

DesnorteamentosJoão e Maria perdidos na floresta. Duas crianças famintas largadas num espaço desconhecido e ameaçador.  A floresta como alteridade é também é o “lado de lá”, o avesso da identidade confortável do lar.
No conto de fadas o abandono produz desamparo, mas finalmente dá lugar à redenção: do outro lado do medo está uma casinha de doces e um tesouro, guardados por uma bruxa. E ela será vencida e morta pelas crianças em meio à batalha da jornada. Eis a grande potência da criação artística: sua capacidade mágica de reinventar a vida. Trabalhando com o conto como eixo conceitual, a exposição utiliza pintura, desenho e fotografia para tocar aspectos suscitados pela narrativa: o desamparo, o medo e a transformação.
?
?
?

Katia Canton

Katia Canton é artista, escritora e educadora.
Nasceu em São Paulo, onde estudou arquitetura, dança e jornalismo.  Também freqüentou cursos livres de arte com artistas-professores como Nelson Leirner, Naum Alves de Souza, LC Baravelli, Carlos Fajardo e Feres Khouri.
Posteriormente, vivendo em Nova York, tornou-se mestre em Performance Studies e PhD em Artes Interdisciplinares, ambos títulos obtidos na New York University. Suas pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, realizadas na NYU, focam nos contos de fadas como formas de representação e construção cultural. Elas têm sido a base de seu trabalho artístico, desenvolvido em várias mídias—desenho, pintura, escultura, vídeo, poesia, instalação. Desde 2008 tem realizado exposições nacionais e internacionais, em países como Eslováquia, Índia, Itália, Alemanha.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*