FOLHA DA MULHER – COLUNA KV -NOVEMBRO 2022

FEMINICÍDIO - A Cultura do ódio. Uma guerra a ser vencida!

FOLHA DA MULHER SJP – ED 126 – NOV 2022 – Katia Velo

Mães, filhas, amigas, mulheres são assassinadas diariamente por seus maridos, companheiros, namorados. Vivemos uma verdadeira guerra contra as mulheres e não podemos nos conformar com o número alarmante desta violência. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, 1 mulher a cada 7 horas foi assassinada.  A Lei Maria da Penha contribuiu e contribui para minimizar, mas ainda há um longo caminho.  Esta brutalidade tem que ter um fim em nome de tantas mulheres como Suellen Rodrigues, 29, assassinada recentemente em Curitiba, na frente dos filhos. Basta!

SORORIDADE

Sororidade é a união entre mulheres por meio da empatia em busca de um objetivo comum. Nós mulheres tivemos importantes conquistas, mas ainda hoje há muitas de nós que apanham, são assassinadas, violentadas, desconsideradas, anuladas. Temos que estar atentas e colaborarmos umas com as outras, sem julgamentos. Um exemplo são os protestos que estão acontecendo no Oriente Médio, após a morte da jovem de 22 anos, Masha Amini que foi “detida” pela “polícia da moralidade” porque não estaria usando o véu de maneira adequada. Mulheres iranianas foram às praças e locais públicos  e queimaram seus véus e cortaram seus cabelos, expressando indignação e tristeza. Sororidade na veia!

ODS 5 – IGUALDADE DE GÊNERO

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são medidas adotadas durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Mundial para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. São 17 ODS que devem ser difundidos até 2030. Ressalto o ODS 5 – Igualdade de Gênero – erradicar todas as formas de discriminação contra meninas e mulheres, igualar seus direitos no mercado de trabalho, eliminar todas as formas de violências, são alguns dos temas abordados.  Igualdade, já!

ENGAJAMENTO POLÍTICO
O nosso cenário político no Brasil é caótico, desigual, corrompido e estamos literalmente “rachados”. E isto não é exclusividade do Brasil. Precisamos de mais mulheres bem-preparadas e comprometidas no poder. O voto feminino é uma conquista recente, no Brasil a partir de 1930 e em muitos países europeus somente após a 2ª. Guerra Mundial, na Arábia Saudita, até 2011, não era garantido este direito e atualmente ainda há restrições veladas em vários lugares. No entanto, para que aconteça uma mudança significativa para as mulheres é preciso que haja uma participação atuante delas. Precisamos preparar nossas meninas para que elas possam ocupar cargos de poder tanto no campo privado quanto público. O momento é agora!

PODER FEMININO

Somos inteligentes, somos capazes, somos fortes! Acreditem! O filme Mulher Rei é um exemplo. Inspirado na vida de Nanisca que foi comandante do exército do Reino de Daomé (séculos XVII e XIX.). Um exército composto apenas por mulheres para combater os colonizadores que queriam escravizar seu povo. Uma força militar que num determinado momento pode ter chegado a 6000 mulheres. As Agojies como eram conhecidas eram implacáveis e fortes.  Vamos resgatar a história destas mulheres fantásticas: Joana D´Arc, Anita Garibaldi, Maria Quiteria, entre outras. Mulher descubra a sua força. Ela está dentro de você!

Matéria feita exclusivamente para o jornal FOLHA DA MULHER, autoria Katia Velo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*