FLIM debate cultural e educação no Medianeira

Evento reúne nomes como João Anzanello Carrascoza, Estrela Leminski e Jarid Arraes.

Imagem: Divulgação

Começa no dia 6 de novembro a Festa das Linguagens do Medianeira (FLIM), que receberá apresentações de dança, música e teatro, mostras de cinema e fotografia, além de palestras e bate-papos com nomes como os escritores João Anzanello Carrascoza e Jarid Arraes, a cantora e compositora Estrela Leminski, e o editor Thiago Tizzot. O evento celebra também os 60 anos do Colégio e sua relação com a cultura e as artes.

A festa promove o diálogo entre as múltiplas linguagens e expressões artísticas, celebrando a cultura, o respeito e a cidadania. Para Martinha Vieira, coordenadora do Centro de Artes do Medianeira, a variedade de manifestações permite novas experiências de percepção no público. “No ritmo em que vivemos é muito fácil perdermos nossa essência, nossas raízes. Acho que a arte é um vínculo que criamos com nós mesmos e o sentido da nossa existência”, afirma a educadora.

A FLIM é o resultado dos trabalhos realizados dentro e fora da sala de aula, é o momento em que estudantes e educadores partilham com a comunidade aquilo que aprenderam e descobriram por meio das trocas de experiências.

Vinícius Soares Pinto, coordenador de Midiaeducação do Medianeira, explica que a cultura, antes de tudo, é responsável pela humanização e consciência de quem somos. “A arte nos permite visualizar e encarar a realidade a partir de ângulos diversos. E diante de um mundo com discursos tão maniqueístas, a arte tem o poder de explicitar aos nossos olhos que não existe apenas um discurso ou uma verdade. Somos humanos, somos complexos e em constante transformação”, comenta.

Outras atividades

A FLIM é um espaço de debate e reflexão sobre as questões do nosso tempo, permitindo o intercâmbio de ideia e vivências. As discussões, sempre pautadas pela pluralidade, pela consciência e pela compassividade, tematizam as relações entre a cultura e a vida cotidiana por meio da leitura, da música e de outras linguagens artísticas.

Outro momento importante da FLIM é o lançamento da Coletânea de Textos, que neste ano será digital e trará, além da produção textual e de imagens, vídeos concebidos pelos estudantes. A iniciativa é, ao mesmo tempo, um incentivo à leitura e também à produção autoral nas mais diversas linguagens.

Em 2017, a FLIM terá a participação do coral OutLoud, formado por professores e estudantes da Talken English School, parceira do Medianeira no ensino de inglês. O Grêmio Ágora, juntamente com o Centro de Artes, promoverá o tradicional concurso de bandas e a Tenda das Artes, que irá oferecer oficinas instantâneas de Cinema, Dança, Teatro e Customização de Roupas.

Durante o evento, ocorrerá a venda antecipada de ingressos para o show Medianeira Nossa Música, que acontece no dia 23 de novembro, e reúne a Orquestra à Base de Cordas e os artistas contemplados em edital.

Sobre a FLIM

A FLIM nasceu em 2011 como desdobramento do projeto Sujeitos Leitores. Com o tempo foi incorporando novas linguagens e se tornou um dos eventos artísticos mais importantes de Curitiba. Pela FLIM já passaram nomes como Eliane Brum, Daniel Galera, Luiz Rufatto, Ignácio Loyola Brandão, Cristovão Tezza, Thiago Recchia, Ricardo Corona e Luiz Andrioli.

Serviço

Festa das Linguagens do Medianeira (FLIM)

Quando: de 6 a 11 de novembro

Onde: Colégio Medianeira |Av. José Richa (Marginal da Linha Verde), 10.546 | Prado Velho | Curitiba/PR)

Entrada: Gratuita

Consulte a programação completa aqui.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*