Festival de Cinema da Bienal de Curitiba acontece em novembro

Na noite de estreia, o festival apresenta ao público curitibano o filme Arábia, dos brasileiros Affonso Uchôa e João Dumans.
Crédito: Divulgação

Nem só de Arte Contemporânea é feita a Bienal de Curitiba. A sétima arte, o cinema, também marca presença no evento. De 9 a 19 de novembro acontece o Festival de Cinema da Bienal de Curitiba, o FICBIC. O festival terá cinco circuitos – o Brasileiro, Clássico, Curto-circuito (infanto-juvenil), Diretor Homenageado, Mundial e Universitário. O Circuito Mundial se divide nas mostras australiana, chinesa, espanhola, norueguesa e israelense. Mais de 100 filmes vão ser exibidos em quatro espaços de Curitiba.

Na noite de estreia, o festival apresenta ao público curitibano o filme Arábia, dos brasileiros Affonso Uchôa e João Dumans. A exibição será às 20 horas no Espaço Itaú de Cinema. No mesmo cinema são exibidos todos os filmes do Circuito Brasileiro, que é o carro-chefe do festival, com exemplos recentes de premiados filmes nacionais. Os outros locais de exibição do Festival serão o Cine Guarani, a Cinemateca e o Cinepensamento; todos, exceto o Espaço Itaú, têm entrada gratuita.

O cineasta homenageado nesta edição vai ser o diretor e roteirista francês Jacques Demy, responsável por clássicos do século passado, como “Pele de Asno”(1970), “Os Guarda-Chuvas do Amor” (1967) e “Lola, a Flor Proibida”(1961) –todos longas que serão exibidos no FICBIC. A mostra trará cinco obras do diretor, sendo quatro delas em película 35mm.

O circuito Diretor Homenageado tem curadoria de Aristeu Araújo, assim como o Circuito Clássico; já os responsáveis pelos outros circuitos são Nicole Loiola (Circuito Universitário), Mariana Bernal (Curto-Circuito), Paulo Camargo e Denize Araújo (Circuito Brasileiro).

O Espaço Itaú de Cinema fica na Rua Comendador Araújo, 731, no Batel, e as entradas variam entre três reais (meia-entrada) e seis reais; o Cine Guarani, no subsolo do Portão Cultural, é localizado na Avenida República Argentina, 3430, em frente ao Terminal do Portão; a Cinemateca, fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 e o Cinepensamento é no 1º andar do SESC Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189, Centro).

Para mais informações, como a programação completa do evento, acesse a página oficial do Festival no Facebook, facebook.com/ficbic/ou o site bienaldecuritiba.com.br/2017/cinema/ .

 

Chancelas FICBIC

 

Patrocínio: Copel, Fomento Paraná, Sanepar, Itaipu, Eletrobras, Horizons Telecom, Furnas e Huawei.

 

Copatrocínio: Fecomércio PR, SESC, SESC Paço da Liberdade

 

Apoio Local: Instituto Cervantes em Curitiba, Oppa Design, Cabify, Link Consultoria Contabil, Lumen Audiovisual

 

Apoio Internacional: Embaixada da República Popular da China no Brasil, Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, Embaixada da Austrália em Brasília, Embaixada Real da Noruega em Brasília, Consulado Geral de Israel em São Paulo, Consulado Geral da Itália em Curitiba, Embaixada da Espanha em Brasília, Crater-Lab, Embaixada da França no Brasil, Cine Maison e Institut Français.

 

Apoio Institucional: Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal, Receita Federal do Governo Federal, INFRAERO e UNESCO – Curitiba Capital do Design, URBS, VG&P.

 

Veículo Impresso Oficial:  Top View.

 

Apoio Educacional: Curso de Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes do Paraná – FAP/Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Departamento de Cultura da UNESPAR, Especialização em Cinema da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Universidade Estácio de Sá – UNESA e Escola de Comunicações e Artes – ECA da Universidade de São Paulo – USP.

 

Hotel da Bienal de Curitiba: Intercity Hotels.

 

Realização: Ministério da Cultura do Governo Federal, Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*