FAE promove palestra gratuita sobre a relação família-escola em prol da criança com deficiência

A especialista em Educação Especial Maria de Fátima Minetto irá abordar temas importantes sobre educação inclusiva, como e o que fazer. O evento é dia 9 de agosto, às 19h.

Maria de Fátima Minetto. Crédito: Divulgação

A realidade da educação inclusiva será tema de palestra gratuita na FAE Business School. A dra. em Psicologia, mestra em Educação e especialista em Educação Especial, Maria de Fátima Minetto, virá à FAE conversar com os interessados pelo tema, sobre os desafios da inclusão dos deficientes na escola e a importância da comunicação aberta e franca entre a família e a instituição de ensino, em relação aos alunos com deficiência. O evento será na FAE Business School, no dia 9 de agosto, às 19h. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.fae.edu.

 

A intenção do evento é reforçar a responsabilidade mútua que a escola e a família têm no desenvolvimento das crianças com deficiência. Ambas precisam oferecer um ambiente que integre e promova aprendizado, conhecimento, bem-estar, autonomia e educação. A família precisa levar à escola informações sobre a criança, falar dos avanços, das dificuldades e de outras peculiaridades a respeito da deficiência em questão. A escola, por sua vez, tem de oferecer um ambiente que garanta o progresso do aluno incluído, além de identificar falhas e dúvidas no convívio familiar.

 

“O Brasil é um país em desenvolvimento, em todos os aspectos e também na educação. Principalmente nas escolas públicas, ainda estamos longe de promover uma educação inclusiva ideal. Então, sem dúvida, é um desafio, e dá trabalho, mas não tem mais volta. As crianças com deficiência têm o direito e precisam ocupar os espaços que também são delas”, explica a professora de Psicologia da FAE, Giovana Medina.

 

Ferramentas necessárias para uma educação inclusiva de qualidade

  • Equipe multidisciplinar atuando na escola – psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia, entre outros.
  • Material de apoio que auxilie no desenvolvimento do aluno com deficiência.
  • Recursos humanos capacitados – investimento na formação do professor.
  • Investimento na estrutura da sala de aula.
  • Profissionais auxiliares – sempre que necessário.
  • Investimento em capacitação contínua – por meio de grupos de estudo, palestras e workshops.
  • Campanhas de esclarecimento para a comunidade acadêmica.

 

Benefícios do convívio aos colegas de alunos com deficiência

  • Desperta o senso de colaboração.
  • Aumenta a aceitação da diferença.
  • Diminui o preconceito – a partir da convivência e do entendimento.
  • Gera um ambiente de gentileza.
  • Diminui a resistência em relação à limitação do outro.

 

A palestrante

Maria de Fátima Minetto – Psicóloga, doutora em Psicologia, mestra em Educação e especialista em Educação Especial. Atua como terapeuta familiar sistêmica e professora adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma universidade, na linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Possui 29 anos de experiência como professora em escolas no Ensino Fundamental. É pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre Atenção e Estimulação Precoce de Bebês (Labebê), o qual conta com a parceria de pesquisadores do Grupo de Investigación en Atención Temprana, da Universidade de Murcia, Espanha. É membro da equipe interdisciplinar do Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clínicas. Atua principalmente nos temas: família e escola, prevenção e promoção do desenvolvimento e educação de crianças com necessidades especiais, práticas educativas parentais, inclusão escolar e suas interfaces, intervenção precoce. Coordena o Programa de Atenção à Criança com Risco Estabelecido (Pracriança). É autora do livro “O currículo na escola inclusiva: entendendo esse desafio”, publicado pela Editora InterSaberes, dentre outros materiais didático-pedagógicos, artigos e capítulos de livros.

 

Serviço

Palestra família e escola: contextos do desenvolvimento

Data: 9 de agosto

Horário: 19h

Endereço: FAE Business School – Av. Visconde de Guarapuava, 3263, Centro – Curitiba-PR

Inscrições: http://www.fae.edu/apps/eventos/inscricao?evento=30949

Investimento: gratuito

Informações: 0800 727 4001

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*