EXPOSIÇÃO INÉDITA NO BRASIL TRAZ 95 CARTAZES DE MANDELA À CAIXA CULTURAL CURITIBA

 

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a exposição Mandela em cartaz, inédita no Brasil. Com 95 obras homenageando o ex-presidente sul-africano, aberta desde 18 de julho, data em que líder político completaria 97 anos de idade.

 

Em maio de 2013, para celebrar os 95 anos de Nelson Mandela e sua contribuição à humanidade, dois designers sul-africanos resolveram montar um projeto. Jacques Lange e Mohammed Jogie estimularam a elaboração, no mundo todo, de cartazes expressando o legado humanitário do ex-presidente. Para isso, criaram a fundação Mandela Poster Collective e associaram-se à Universidade de Pretória.

 

O número e a diversidade de origem das inscrições surpreenderam os oaganizadores: mais de 700 cartazes vieram de Alemanha, Brasil, Argentina, Itália, Reino Unido, Quênia, Austrália, Egito, Malásia e México, entre muitos outros países. A partir desse acervo, a dupla formou a coleção Mandela Poster Project 95 e organizou uma semana de eventos na África do Sul. A coleção tem como originalidade associar um forte conteúdo humanitário a riquíssimas soluções visuais multiculturais e diversificadas.

 

Pouco tempo depois do lançamento, Mandela morreu. Desde então, a exposição passou por Pretória, Joanesburgo e Cidade do Cabo (Africa do Sul), Barcelona (Espanha), Montreal (Canadá), Londres (Inglaterra), Viena (Áustria) e Zagreb (Croácia), suscitando debates e conscientização sobre temas como o combate ao racismo e a exclusão social, a cultura da paz e a busca de entendimentos para superar as dissenções sociais. A mostra agora chega ao Brasil, com primeira parada em Curitiba. Depois, segue para a CAIXA Cultural Salvador.

 

A exposição será complementada com informações históricas sobre a vida de Mandela e os temas que tratou ao longo de sua vida, assumindo um caráter didático para um público diversificado.

 

A vida e as lutas de Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela (1918- 2013) foi advogado e líder da resistência não violenta contra o regime de apartheid, que reinou na África do Sul durante décadas. Esteve preso por 27 anos e, poucos anos após sua libertação, liderou a transição pacífica do regime de exceção para a democracia e foi presidente sul-africano de 1994 a 1999.

 

Pregando e praticando a tolerância e a paz, mas sem complacência, sua militância foi decisiva no marco de uma importante transformação social da nação sul-africana e, mais amplamente, para a transformação de toda a África e para a luta contra a exclusão social e a segregação racial.

Por essa contribuição, Madiba, como é chamado em seu país, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 1993 e é reconhecido mundialmente como o mais importante líder da África negra.

 

Informações e entrevistas:

Heitor Humberto: heitor.humberto@grupoinforme.com.br

(41) 9639-0234

 

Serviço:

Exposição: Mandela em cartaz

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo e Galeria Mezanino, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR

Visitação: 18 de julho a 27 de setembro

Horário da Galeria: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 19h

Ingressos: entrada franca

Informações: (41) 2118-5111

Classificação etária: livre para todos os públicos

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*