EXPOSIÇÃO IMAGENS DO MUNDO

Gerson Delliano (ator da Globo) Carlos Zemek (curador) e Fernando Botto (diretor do Estação Business School). Foto / Divulgação

Nas palavras do reconhecido artista plástico Alcy Xavier, quem prestigiou a abertura  no Estação Business School,  a liberdade de expressão é um rasgo fundamental  da exposição “Imagens do mundo” com curadoria de Carlos Zemek.  Podemos dizer que o curador aprecia a harmonia dos contrários. Ele mesmo afirmou que as escolhas da maioria das pessoas não é sempre guiada pela lógica, o ser humano é contraditório.  Existem olhares diferentes, desejos em conflito, sonhos inconfessados, o ser humano guarda em seu interior muitos ansiedade e dúvidas que também são refletidas na arte.

 

Os artistas parecem cruzar orbes em contextos figurativos e abstratos buscando ressonâncias na alma do visitante. É o  diálogo que existe entre o apreciador da arte e a própria obra de arte. Além dos quadros que representam o mundo objetivo, como os belos trabalhos de Mercedes Brandão, Neiva Passuello, Ilia Ruiz, Maribel Moratilla, Daniel Freire (in memoriam) e outros,  a exposição conta com quadros contemporâneos de alta qualidade. Esses quadros revelam outras leituras do mundo através da arte, entre eles, as obras de Katia Velo e de Valéria Sípoli.

 

E esse encontro, esse cruzamentos de olhares, de conceitos, de leituras do mundo encantam ao curador Carlos Zemek, ele procurou o estranhamento, a descoberta do mundo, das diversas identidades, da fragmentação, neste mundo caótico que ainda procura padrões para permanecer na zona de conforto. Mas a arte é o contrário do conforto, a arte é expressão do eu.  O artista precisa sentir-se livre para expressar seu mundo interior. Por isso na exposição o visitante poderá observar técnicas e estilos diferentes que revelam as inquietudes da alma humana.

 

Carlos Zemek seguiu o caminho do estranhamento, da descoberta, das diversas identidades, da fragmentação, neste mundo caótico que ainda procura padrões para permanecer na zona de conforto. Mas a arte é o contrário do conforto, a arte é expressão do eu. O eu interno, fragmentado e instintivo que deseja ter plena expressão. A exposição “Imagens do mundo!, abriu as portas conteúdos e linguagens diferentes. Vale a pena conferir.

 

Visitação: de segunda à sexta-feira das 10 horas às 19 horas, no Estação Business School, Av. 7 de Setembro, 2775, 5º andar, Curitiba. A exposição estará aberta ao público até 18 de dezembro/12.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*