EXPOSIÇÃO: “FORÇA E FRAGILIDADE – AS ÁRVORES TAMBÉM SENTEM DOR”, DE CECILIA ALVARENGA, SERÁ INAUGURADA NA ALIANÇA FRANCESA BH, DIA 18

ARTISTA APRESENTA UMA SÉRIE DE FOTOGRAFIAS QUE REPRESENTA UM GRITO DE ALERTA CONTRA O CORTE DE ÁRVORES EM BELO HORIZONTE

Os fícus centenários da Avenida Bernardo Monteiro foram alvo de polêmicas ambientais recentes. A infestação pela mosca branca, a demora nas respostas e pouca eficácia dos tratamentos propostos, levaram grande parte das árvores à morte. O tema sensibilizou a artista Cecília Alvarenga, que registrou impressionantes imagens. O resultado está na exposição “Força e Fragilidade – As árvores também sentem dor”, na Aliança Francesa Belo Horizonte, que inaugura dia 18 de maio, às 19h.

A série de fotografias de Cecilia Alvarenga faz um paralelo entre imagens de árvores saudáveis, imponentes e belas, com fotos impactantes da devastação pela praga da Mosca Branca. Além de trazer a reflexão, a mostra se propõe a ser também uma homenagem a esses “entes” muitas vezes impressionantes, mas que, ainda assim, passam frequentemente despercebidos aos nossos olhos.

Desmatamento, descaso, poluição do meio ambiente são atitudes do homem que agridem as árvores. A exposição busca representar ações e sentimentos como reação ou consequência desses comportamentos insustentáveis.

Dentro da dinâmica do programa Alianças Vivas, a exposição conta também com o empenho de associações meio-ambientais de Belo Horizonte como a Rede Verde e Leite Filmes, é como um grito de alerta. Chega de cortar as árvores! Chega de substituir o verde por cinza. É necessária uma reflorestação de Belo Horizonte. Na inauguração da mostra, haverá a participação especial de Oraculoproject, que apresenta a marcante instalação em vídeo, “árvores sangrando”.

Plantações serão realizadas durante o evento, criando uma horta no meio da galeria. Este será o primeiro passo para a criação de jardins urbanos comunitários, oficinas de horta urbana e outros eventos especiais.

 

SOBRE CECÍLIA ALVARENGA

Sempre apaixonada pela fotografia, Cecilia Alvarenga fez em 2012 o Curso Completo de Fotografia da Escola de Imagem de Belo Horizonte, com a duração de um ano. Em 2013, participou do Concurso Cultural Nacional ANABB de Fotografia, ganhando o primeiro lugar na categoria Paisagens. Neste mesmo ano participou do Concurso Fotográfico DescubraMinas.com/SENAC – Gastronomia Mineira, Patrimônio do Mundo, ganhando o prêmio do segundo lugar além de duas menções honrosas na categoria câmera digital. Em Outubro de 2014, fez sua primeira exposição individual – Abstratas Reflexões, na Maison Escola e Galeria de Arte, em Belo Horizonte, com 33 fotografias abstratas.

 

SERVIÇO

Força e Fragilidade – As árvores também sentem dor – Cecília Alvarenga

Abertura: 18 de maio, a partir das 19h

Visitação: até dia 8 de junho

Horários: seg. a qui. 8 às 21h/ sex. e sáb. 8 às 16h30

Local: Aliança Francesa BH – Rua Tomé de Souza, 1418 – Savassi

Informações: afbh@aliancafrancesabh.com.br / 3291-5187

aliancafrancesabh.com.br

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*