Exposição de selos na Casa Lacerda marca semana dos 120 anos do Cerco da Lapa

Casa Lacerda
Crédito: Divulgação

Evento conta com o apoio da Superintendência do Iphan-PR – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

A Casa Lacerda recebe a I Exposição Filatélica da Lapa – “Selos do Brasil e do Mundo”, que traz acervo do lapeano André Luiz Ferreira dos Santos. A mostra integra as atividades da programação da Semana dos 120 anos do Cerco da Lapa e será aberta às 16 horas, nesta quarta-feira (5), permanecendo para visitação até 28 de fevereiro, das 9 às 17 horas. O evento conta com o apoio da Superintendência do Iphan-PR – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Ainda na quarta-feira, a partir das 19 horas, serão abertas oficialmente as atividades da Semana dos 120 anos do Cerco da Lapa, com palestra e sessão de autógrafos do escritor Laurentino Gomes, que falará sobre o ano de 1889 e seus reflexos no Brasil, no Theatro São João.

A Semana prossegue na quinta-feira (6), com uma homenagem aos alunos da rede pública municipal de ensino que participam da exposição “Revisitando o olhar da antiga Lapa”, no auditório da Secretaria de Educação (Rua Barão do Rio Branco, 1861), a partir das 19 horas.

Na sexta-feira (7), às 9 horas, acontece a entrega de comendas “Heróis da Lapa”, seguida pela formatura militar do 15º GAC AP, às 10h15, no Theatro São João. Às 11 horas, será apresentado o espetáculo teatral “Nós somos a Lapa: a visão feminina do Cerco”, no Panteon dos Heroes. E às 19 horas, será realizada mesa redonda sobre “Revolução Federalista e interpretações políticas do evento”, também no teatro. Para os debates foram convidados o professor Marcos Dias Araújo, mestre em História pela UFPR; Renato Carneiro Jr., diretor do Museu Paranaense; e o coronel do Exército Marcelo Maia Chiesa, ex-comandante do 15º GAC AP.

O espetáculo teatral “Um canto na escuridão: uma visão do Cerco da Lapa” será apresentado na Alameda Davi Carneiro, às 20 horas, de sábado (8). No domingo (9), será lançado o selo personalizado “Cerco da Lapa 120 Anos”, por Fernando Calderari, às 19 horas. A Semana se encerra, às 20 horas, com concerto do Quarteto Pantalla, que apresenta “Acordes brasileiros: a música erudita nos tempos da Revolução”, no Theatro São João.

Também como parte da Semana dos 120 Anos do Cerco da Lapa, acontecerá no dia 16 de fevereiro, a partir das 8 horas, a Corrida Rústica do Cerco da Lapa. Inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3911-1094.

Sobre o Iphan-PR – A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Paraná – Iphan-PR surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª Coordenação Regional de São Paulo. A sede da Superintendência está localizada em Curitiba, sendo um dos mais expressivos exemplares da arquitetura paranaense de madeira, característica da imigração europeia no estado. Realiza inventários, estudos e pesquisas na área de preservação do patrimônio cultural, obras de restauração e fiscalização de bens tombados e sítios arqueológicos, bem como atividades de Educação Patrimonial, promoção e difusão do patrimônio cultural em suas múltiplas vertentes. Atua em área multidisciplinar, mobilizando os campos de conhecimento da História, Arquitetura, Arte, Antropologia, Arqueologia e Educação. O Iphan-PR fica na Rua José de Alencar, 1 808, no Bairro Juvevê – (41) 3264-7971. http://iphanparana.wordpress.com/; www.iphan.gov.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*