Exposição de documentários e fotografias discute intervenções físico-políticas nos corpos

"Vera Pequeno em o Atlântico levado atiçou minha beleza" revela vida de personagem ficcional criada pela artista

 

Através de errâncias por cidades da costa atlântica – Superagui, Matinhos, Paranaguá e Florianópolis – Auriceleste Zimmermann cria vídeos e fotografias que, agrupados, formam um documentário ficcional que revela a vida da espécie rara Vera Pequeno, personalidade assumida esporadicamente pela artista. Com edição de Claudia Washington, “Vera Pequeno em o Atlântico levado atiçou minha beleza” é um documentário afetivo dos lugares por onde migra essa espécie litorânea. Acompanhada em suas andanças por colaboradoras locais, a personagem deixa que os caminhos e a performance sejam decididos junto com a cidade, suas habitantes e entidades. A abertura da exposição acontece no dia 27 de janeiro (quarta-feira), no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural.

 

Nas profundezas se cumprem mutações. A água é signo de morte, transformação e potência de vida. Essa viagem também é mística. Em vídeo e fotografia, é retratada a vida de Vera Pequeno, objeto espetacularizado como as baleias e golfinhos do SeaWorld, animais expostos em zoológicos, peixes ornamentais. É um documentário sobre a espécie construída no corpo da artista. Indefinida, sem fim, mutante, afetada.

 

Em profunda sincronia com a possibilidade humana de prover a própria vida e destruir as outras, tenta criar imagens de solidariedade com diferentes formas de existência. Mas será possível?

 

Integrante da Batalha histérica de levante e da grupa Galactodendron, Auriceleste Zimmermann desenvolve trabalhos em experimentação cênica e sonora, vídeo e fotoperformance. Desenvolve o processo solo Vera Pequeno desde 2010, que tem seus registros em verapequeno.tumblr.com. “Vera Pequeno em o Atlântico levado atiçou minha beleza” foi contemplado no edital Criação, Desenvolvimento e Produção no Centro de Arte Digital, pelo Fundo Municipal de Cultura, Fundação Cultural de Curitiba (2014).

 

Serviço:

Vera Pequeno em o Atlântico levado atiçou minha beleza

Abertura: 27 de janeiro (quarta-feira) às 19h

Visitação: De 27 de janeiro até 20 de março

Das 10 h às 19h (3ª feira a domingo)

Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural

Sala Domício Pedroso

Avenida República Argentina, 3430, em frente ao Terminal do Portão

Contato: (41) 3229-2801 / portaocultural@fcc.curitiba.pr.gov.br

Entrada gratuita

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*