Estudantes curitibanos na final da Febrace

Maior evento científico para alunos não universitários do país conta com a presença de três projetos do Colégio Positivo entre os finalistas.

 

O Colégio Positivo está representado na fase final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorre de 17 a 20 de março, com três trabalhos deestudantes da 2ª série do Ensino Médio. Realizada na Universidade de São Paulo (USP), o evento, que acontece de forma ininterrupta desde 2003, é considerado o maior do Brasil para alunos não universitários no mundo científico. Os seteestudantes classificados desenvolveram as ideias no ano passado, na 1ª série do Ensino Médio, para a “VII Mostra de Soluções Para Uma Vida Melhor”, a feira de ciências do Colégio Positivo.

Coordenadora da “Mostra de Soluções para Uma Vida Melhor”, a professora Irinéia Inês Scota destaca o fato de os jovens terem sido selecionados para a fase final. “De todos os trabalhos da Mostra, nós levantamos 15 e fizemos uma espécie de banca para escolhermos os três melhores. Ou seja, internamente houve grande competição, em razão da qualidade do que foi desenvolvido”, explica. Por ter sua mostra de ciências filiada à Febrace, o Colégio Positivo tem direito a inscrever três projetos no evento nacional, mas isso não garante participação na etapa final – no ano passado, dos 1,9 mil inscritos, 331 chegaram efetivamente ao evento.

Emborahaja grande expectativa de obter uma vitória na competição, Scota destaca que a grande conquista é a iniciação científica dos jovens. “Eles aprenderam a pensar em soluções viáveis e éticas para problemas do cotidiano. E a inovação não necessariamente é algo inédito, mas uma nova abordagem sobre um tema conhecido”, explica. “Só de estar na Febrace já é a consequência de um trabalho realizado de forma cuidadosa, seguindo os preceitos científicos e pensado com base na realidade de cada um deles, mas com foco no bem-estar geral”, ressalta.

Além disso, o evento permite aos estudantes sentirem na pele algumas experiências que terão ao longo da vida acadêmica e profissional, como apresentar projetos a uma banca avaliadora. “Eles são os protagonistas das ideias e vão lá para defendê-las”, diz.

O poder do alho

As estudantes Flavia Larsen Santos Rossi e Mariane Lourenço Martins, do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, desenvolveram o trabalho chamado “Estabilização do sistema imunológico está na cozinha”. A pesquisa investiga a exploração de alternativas para tratar imunopatologias (doenças relacionadas ao sistema imunológico) com a incorporação do alho na dieta. De acordo com as estudantes, o alimento estimula a formação dos linfócitos T, células de defesa corporal, tese comprovada por meio de exames de sangue.

Reflexão sobre as radiações

Uma reflexão sobre as radiações ionizantes e não ionizantes emitidas por aparelhos eletrônicos é o tema do trabalho dos estudantes Gabriela Ferreira Fenato, Giovanna Leal Antonio e Gustavo Fernandes de Souza, do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio. Por meio de pesquisas de campo, entrevistas e estudos bibliográficos, os jovens mostraram que apenas 18% das pessoas sabem como aradiação atua no corpo, embora 97% digam se sentir desconfortáveis após o uso de aparelhos. Com os dados, eles alertam para os perigos do uso desses equipamentos, na medida em que emitem raios danosos ao organismo.

Previsão de doenças

Misturando matemática, informática e biologia, os estudantes Gabriel Faccin da Silva eBruna Araujo Pinheiro, do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, desenvolveram o Aplicativo Epigenética. Baseada em funções matemáticas, a ferramenta apresenta a probabilidade de determinado paciente desenvolver um tipo de doença, comocâncer ou depressão, em função de sua alimentação. A solução também traz dicas de atitudes necessárias para reduzir o porcentual de chance. Os resultados são possíveis graças à pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários em Curitiba e região.

Os critérios da feira

Os projetos podem ser apresentados por estudantes matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio e Técnico de escolas públicas eparticulares de todo o país. Cada grupo pode ser composto por três alunos e um adulto orientador, além de se encaixar em uma das categorias avaliadas. No ano passado, 757 estudantes de 212 escolas de 26 estados estiveram nos quatro dias de evento, que recebeu 12 mil visitantes.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional.

 

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