Espetáculo “As Santas”, baseado na obra de Jean Genet faz temporada no Mini Guaíra

A peça traz no elenco o ator e cenógrafo Danilo Avelleda. Durante o Festival de Curitiba, a peça estará na Mostra À Curitibana

Elenco com o diretor Adriano Petermann e o sonoplasta João Gabriel Foto: Vanessa R Ricardo

A ideia de remontar As Santas, surgiu através de Diego Avelleda, ator e filho de Danilo Avelleda. Que em 1969, participou da montagem paranaense de “As Criadas”, baseada na obra do francês Jean Genet. As sessões aconteceram no antigo Teatro de Bolso e tinham no elenco Danilo, fazendo o papel de Solange, Cristo Dikoff, no papel de Clara e Siomara Gomide no papel da Madame.

E após quase 55 anos da estreia de “As Criadas”, Danilo volta a fazer parte do elenco da nova montagem, que agora leva o nome de “As Santas”. Completam o elenco a atriz Heloisa Giovenardi e o ator Diego Avelleda, que inclusive faz o papel que o pai fez na primeira montagem. Apesar de não ser a primeira vez que pai e filho atuam no mesmo palco, Diego fala da responsabilidade de fazer o mesmo papel que seu pai fez no final dos anos 60. “Danilo é para mim um grande exemplo de artista e pessoa, pois são mais de 70 anos de dedicação ao teatro e a cultura. Está sendo uma responsabilidade imensa, com uma mistura de insegurança e orgulho de estar ao lado de meu velho de novo no palco”, disse Diego.

Com 84 anos, Danilo sobe ao palco sendo Madame, e falou da felicidade de estar no elenco de “As Santas”. “Está sendo uma grande emoção trabalhar novamente uma peça baseada na obra de Genet, pois é um autor que gosto muito. E trabalhar com meu filho, mesmo que não seja a primeira vez, é muito emocionante e gratificante. Eu tenho vários filhos e filhas, mas quem mergulhou de cabeça na arte teatral foi o Diego, que inclusive também assina a produção da peça”.

A tradução e adaptação do texto de “As Santas”, foi feita por Silvia Chamecki, a primeira atriz a ganhar o Prêmio Gralha Azul de Teatro, a maior e mais importante premiação do teatro paranaense. Recém-chegada do Canadá, Silvia, que já conhecia a obra de Jean Genet, sabia que era uma dramaturgia bastante complexa, principalmente em termos de tradução e após pedido do diretor Adriano Petermann, ela iniciou o trabalho. “Senti em contato com o elenco, no ensaio, a dificuldade dos atores em trabalhar com a primeira tradução, foi aí que veio a ideia da adaptação, e eu como atriz pensei no texto que fosse bom para a boca no ator, para a cabeça e para o corpo. Foi uma experiência muito interessante, trabalhar nos bastidores, pois sempre estive em cima do palco”, comentou a atriz.

Adriano Petermann, recebeu o convite para fazer a direção do espetáculo, e desde o início ele e o elenco mergulharam de cabeça aos pés, imbuídos em trabalhar a obra de Jean Genet. “Quebramos a cabeça para trazer esse texto, mas graças ao trabalho incrível da Silvia, a peça vai chegar ao público. “As Santas”, que é baseada na obra “As Criadas” de Genet, apesar de ter sido escrita em 1947 é super atual”, falou o diretor.

Heloisa Giovernardi, falou dos desafios no processo da montagem de “As Santas”, “Tem sido bem desafiador, todos nós debruçamos na dramaturgia de Genet e percebemos o quão profunda, é uma obra com muitas camadas, com a junção de diferentes linguagens como a farsa e o realismo”, afirmou a atriz.

“As Santas”, entra em temporada no Mini Guaíra de 19 a 24 de março com sessões de terça a domingo sempre às 21h00.  Durante o Festival de Curitiba, o espetáculo irá compor a Mostra Cia À Curitibana. A temporada conta com o apoio e patrocínio de O Mundo é Teu, Bartolomeu, Menu.Casa e Mornings – Café da Manhã o Dia Inteiro.

O espetáculo

Baseado na obra “As Criadas” de Jean Genet, a peça aborda temas como poder, dominação, submissão e guerra de classe. Destaca os valores e instintos marginais das personagens e do próprio autor. Uma Óde à imperfeição, um espelho para o público. O espetáculo é uma aventura ao universo “bandido” de Genet, apelidado por Sartre, de O Santo.

Ficha Técnica:

Elenco: Danilo Avelleda, Heloisa Giovenardi e Diego Avelleda. Sonoplastia: João Gabriel. Iluminação: Lucas Tatarin. Direção: Adriano Petermann. Tradução e Adaptação: Silvia Chamecki.

Serviço:

Quando: 19/03 a 24/03 – de terça a domingo

Horário: 21h00

Onde: Miniauditório Teatro Guaíra – Glauco Flores de Sá Brito

Ingressos: a partir de R$20 mais taxa https://deubalada.com/lista.php?busca=S&txt_busca=As+santas

Festival de Curitiba

Quando: 03 a 06 de abril           

Horário: 19h00

Onde: Miniauditório Teatro Guaíra – Glauco Flores de Sá Brito

Ingressos: https://deubalada.com/lista.php?busca=S&txt_busca=As+santas

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*