ESCOLA EVOLUTIVA VISITA O PARQUE DA CIÊNCIA NEWTON FEIRA MAIA

O CONHECIMENTO É FASCINANTE
Parque da Ciência Newton Freire: uma viagem pela história da humanidade e as fascinantes descobertas.

O mais importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir.” Albert Einstein

O PORQUÊ DOS POR QUÊS
A curiosidade acompanha a humanidade; afinal, questões como de onde viemos e para onde vamos inquietam a humanidade desde sempre e ainda não há respostas definitivas.  O prazer pelo conhecimento é motivado pelo senso investigativo.
No entanto, para questões como por que o céu é azul, como poderemos obter energia renovável e se ainda teremos água potável, entre tantas outras que nos afligem cotidianamente, há respostas.

NÃO HÁ LIMITES PARA APRENDER
No mundo tecnológico, não há limites para obter informações. No entanto, para adquirir conhecimento de qualidade, a Escola ainda é o lugar onde a pesquisa, a análise, a interpretação e a inferência resultam em conhecimento de qualidade.
Outro fator relevante neste processo de aprendizagem é a vivência. Os educadores sintonizados com estas  mudanças buscam explorar outros ambientes que vão além da Escola. Portanto, museus, teatros e espaços culturais dialogam com as diferentes linguagens e complementam o aprendizado, assim a aprendizagem torna-se efetiva e principalmente atraente para o aluno.

DIVERSÃO E APRENDIZADO

E onde encontrar um lugar onde se possa aprender, experimentar e ainda se divertir? Um ótimo exemplo é o Parque da Ciência Newton Freire. O nome do parque é uma homenagem a Newton Freire Maia, biólogo geneticista que se tornou um dos maiores especialistas mundiais em genética especializando-se em doenças hereditárias consanguíneas.

EXPLORANDO O PARQUE DA CIÊNCIA

O Parque da Ciência Newton Freire Maia é vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Paraná com o objetivo de despertar o conhecimento da Ciência, Arte, Tecnologia, Cultura por meio de um ambiente que possibilite reflexões e descobertas, como descritas em sua missão “Divulgar e popularizar Ciência e Tecnologia enquanto processos humanos, evidenciando seu caráter histórico, seus vínculos socioculturais e promovendo o debate acerca dos impactos de diversas ordens do desenvolvimento Científico e Tecnológico.” 

No amplo local, o visitante faz uma verdadeira viagem pela história da humanidade e encontram as principais descobertas desde as pinturas rupestres, passando pela descoberta dos planetas, até os temas atuais como as formas de produzir energia, representados por painéis, instalações, maquetes feitas com criatividade e recursos sonoros e audiovisuais. Além do espaço expositivo, o que torna o passeio ainda mais produtivo e divertido é a equipe de monitores formada por educadores e acadêmicos.
O Parque da Ciência é dividido em quatro grandes temas: Universo, Cidade, Energia e Biodiversidade apresentados em cinco pavilhões temáticos: Cidade: espaço de vivência de diversas culturas de transformação inclusive da paisagem. Energia: as diversas fontes e formas de energia e o processo de transformação. Água: fonte de vida e a biodiversidade. Terra: os recursos renováveis e não renováveis.

Sempre que visitamos um lugar especial, ficamos com vontade de retornar e é com este sentimento que desejamos que os nossos alunos retornem com seus pais para compartilharem esta experiência. E pelos depoimentos dos alunos em relatórios, isto provavelmente ocorrerá. O aluno Vinícius Nardo de Oliveira (8º. Ano) surpreendeu-se com a placa solar que converte a energia do Sol em eletricidade, “tinha uma placa solar conectada a um rádio, quando o Sol refletia na placa, o rádio automaticamente começava a funcionar”, declarou Vinícius. Já o que chamou a atenção da aluna Mel Kieling (8º. Ano) foi a ilusão de ótica criada pelos círculos cromáticos “como pode uma roleta colorida ficar cinza, nossos olhos podem nos enganar, nos enxergamos o reflexo das cores”, definiu. Estes momentos são gratificantes para todos os envolvidos, todos nós, alunos e professores aprendemos sempre.

Parque da Ciência Newton Freire Maia

Estrada da Graciosa, 7.400, km 20, Jardim Boa vista
Pinhais, PR, CEP 83327-000
Tel./Fax (41) 3666-6156
www.parquedaciencia.pr.gov.br/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*