Escambau e O Novo Tentamento

Imagem: Divulgação

Banda promove audição de disco em sala de cinema

“Falta de consonância com uma determinada época”. A definição de anacronismo também serve como uma luva para a descrição do Escambau – em especial, nas tentativas de explicação de seu novo álbum, O Novo Tentamento.

 

Não é de hoje esse descompasso com outras bandas de sua época. A falta de sincronia já era perceptível em Acontece nas Melhores Famílias e se intensificou em Ordem e Progresso via Pão e Circo. Entretanto, agora essa característica tornou-se gritante.

 

O desalinhamento temporal não está restrito ao resgate de sonoridades, temáticas e estéticas do passado. Aparece nas letras carregadas de autocrítica e filosofia. Esses fortes tons existenciais contrastam, inclusive, com o trabalho anterior do grupo, marcado por letras voltadas aos contextos social e político.

 

A atmosfera de certa forma perturbadora da poesia de Giovani Caruso é, de certa forma, quebrada por um consistente amálgama sonoro. Com produção sonora impecável, o álbum esbanja arranjos de cordas e instrumentos inusitados, como trombone, trompete, violoncelo e até mesmo uma harpa paraguaia.

 

Se antes o Escambau já era à prova de rótulos, o desafio passou a ser ainda mais complexo. Gravado em Curitiba e na capital do Paraguai, Asunción, o terceiro disco harmoniza gêneros a princípio incompatíveis, como rock, samba e guarânia.

 

Ainda é cedo para afirmar se O Novo Tentamento antecipa alguma tendência musical. Mas certamente já é hora de adiantarmos que vem aí um disco à frente do seu tempo.

 

Lançamento

Esperar um lançamento convencional de uma produção tão incomum, seria praticamente um sacrilégio. O Novo Tentamento vem a público não com um show de lançamento, mas com uma audição pública, aos moldes do que bandas como os Beatles faziam nos anos 60 e 70.

 

O ambiente escolhido não poderia ser mais confortável e (in)adequado: as instalações do Cine Guarani, uma sala de exibição localizada no insólito bairro Portão.

 

SERVIÇO:

 

Audição pública do álbum O Novo Tentamento e lançamento do clipe Cidade dos Normais

Data: 19 de setembro

Horário: 20h

Local: Cine Guarani (Portão Cultural. Avenida República Argentina, 3.430 – Portão)

Entrada gratuita.

 

Escambau é:

Giovanni Caruso – voz, violão, baixo, piano e guitarra.

Escambau Paraguaya – voz, percussão e acordeão.

Zo Escambau – voz, guitarra e violão 12.

Ivan Rodrigues – bateria.

Yan Lemos – voz.

 

O Novo Tentamento conta com produção de Giovani Caruso e Sanjai Cardoso. Cidade dos Normais tem direção de Katia Aguiar e figurino de Laffayeteria.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*