ENTREVISTA COM DANI ROZA, ORGANIZADORA E COAUTORA DO LIVRO; MULHERES QUE INSPIRAM – HISTÓRIAS QUE PODEM MUDAR A SUA.

Ao centro Dani Roza, com as coautoras Juliana Bruch Souza (rosa) e Roselaine M. F. Barreto (branco) durante o lançamento do livro “Mulheres que Inspiram”. Crédito: Fran Cantido @francantido
Dani Roza com o marido, incentivador e apoiador, Juliano de Oliveira. Crédito: Fran Cantido @francantido

Daniela Fiametti Roza, ou Dani Roza como é conhecida, paranaense de Ampére, especialista em comunicação digital é uma mulher de muita fé e sonhos. Um deles era escrever um livro, sonho de criança que acaba de realizar, em dezembro passado, juntamente com outras sete mulheres, o livro Mulheres que Inspiram – Histórias que podem mudar a sua apresenta histórias de vida e superação destas mulheres.

O lançamento aconteceu dia 14 de dezembro do ano passado, no charmoso Vagão do Mondrí Spazio Gastronomia, na Av. Rui Barbosa, 5813, bairro Aviação em São José dos Pinhais.

Cada uma das oito mulheres trilhou caminhos diferentes passando por dificuldades e ultrapassando obstáculos quase intransponíveis, mas com muita fé e determinação, encontraram a sua melhor versão pessoal e profissional. As histórias reais das escritoras ajudarão outras mulheres a também encontrar seu propósito de vida.

Katia Velo – Como surgiu a ideia do livro?

Dani Roza – Quando criança na escola ouvi uma professora dizer que uma pessoa para ser bem sucedida na vida, dentre outras coisas, precisava escrever um livro para registrar seu legado para as próximas gerações (o livro seria uma das últimas coisas para carimbar uma vida de sucesso) e desde então cresci com esse desejo no coração. Sempre fui apaixonada por literatura e cresci sonhando um dia alcançar o tal sucesso para registrar em um livro. Confesso que esse ocorrido quando eu ainda era uma criança mais travou minha vida do que liberou e eu conto um pouco sobre isso no livro.

KV- Quais foram os critérios para selecionar as escritoras?

DR – Em um grupo de escritores me conectei com algumas mulheres, o que também conto no livro, e na ocasião diversas mulheres me responderam com a intenção de fazer parte do livro, foi algo surreal, não imaginava tamanho movimento. Muitas daquelas mulheres ainda não estavam prontas para dar esse passo e então acabei mais travando do que qualquer coisa, porém, coloquei toda a intensão do meu coração em Deus e pedi a ele que me ajudasse a seguir em frente com o projeto e com as mulheres certas. Então convidei duas amigas muito queridas que já me inspiravam muito para me darem as mãos e me ajudarem a realizar o projeto.

KV – Nem sempre é fácil expor-se, mas ao ler o livro sinto que as escritoras, incluindo você, escreveram de forma franca e simples como se conversassem como uma amiga. Era a intenção?

DR – Sim! Totalmente eu diria. Em um dos livros que li há muitos anos, o autor me ensinou que a melhor forma de atingir o coração do leitor é buscarmos uma forma de conexão com ele e meu trabalho me ensina isso, na verdade eu ensino as empreendedoras a se conectarem com sua audiência, então iniciamos o projeto com algumas mentorias sobre como produzir um texto para se conectar com as leitoras e uma das principais coisas que falei para todas elas foi justamente isso, que elas escrevessem como se estivessem falando com uma amiga, contando sua história para uma amiga querida.

KV – Além das histórias, o livro tem alguns exercícios e dicas. O livro tem objetivo didático?

DR – Sim. Ele vai muito além de uma boa literatura. O objetivo desta obra é realmente ajudar as leitoras a superar seus desafios pessoais e a melhor forma de quebrar um padrão, superar uma dificuldade é a ação, na verdade em tudo na nossa vida, nosso resultado é o reflexo das nossas ações e nenhum resultado muda se não houver uma virada de chave, se não mudarmos nossas atitudes primeiro. Eu acredito que tudo começa na nossa mente, primeiro a gente pensa, visualizada com o cérebro, depois a gente acredita, se inspira em outras pessoas e desenvolve um novo sentimento, a partir de novos sentimentos mudamos nossas atitudes e só então, com a mudança das nossas atitudes que a nossa vida e nossos resultados se transformam, do contrário será apenas mais do mesmo e por isso o único “pré-requisito” para as coautoras eram atividades no final do seu capítulo, com o objetivo de a leitora ir além da leitura e aplicar atividades simples no seu dia a dia para de fato encontrar a sua melhor versão e, ser melhor do que ela mesma até aquela leitura.

KV – Acredito que a sororidade, apoio mútuo entre as mulheres, é uma ferramenta extraordinária para despertar a força feminina. Qual a sua opinião sobre isto?

DR – Eu concordo, a maioria de nós mulheres entende e é empática uma com a outra, isso porque a maioria de nós passa por dificuldades semelhantes, nós trazemos a vida e, consequentemente, temos o coração e corpo moldados para esse propósito e um propósito tão lindo é acompanhado de inúmeros desafios, especialmente no mundo atual, quando vivemos os nossos próprios desafios. Acredito que a sororidade deve ser real, transcender a mídia, hoje essa é uma palavra que está em evidência, na “moda” e por isso muitas vezes sendo utilizadas de forma irresponsável, fico muito feliz quando vejo mulheres levantando de fato outras mulheres.

KV – Para finalizar, gostaria que você deixasse uma frase e um filme para inspirar.
DR – “O que é óbvio para mim não é óbvio para você”, Dani Roza. Filme: Uma mente brilhante

MULHERES QUE INSPIRAM – HISTÓRIAS QUE PODEM MUDAR A SUA.

Editora: UICLAP

DANI ROZA uma Paranaense que vive em São José dos Pinhais/PR;
CARLA RODRIGUES uma Goiana que vive em Aparecida de Goiania/GO;
CAROL LISS uma Catarinense que vive em Portugal;
ELIANE GRACIOLLI uma Paranaense que vive em Rolim de Moura/RO;
ELIETE GUSMÃO uma Mineira que vive em Teófilo Otoni/MG;
JULIANA SOUZA uma Catarinense que vive em São José dos Pinhais/PR;
ROSELAINE BARRETO uma Paranaense que vive em Agudos do Sul/PR;
SELMA CLAUS uma Paulista que vive em Itupeva/SP.

Para adquirir o livro, entre em contato com Dani Roza pelo Instagram @daniroza.oficial

Ao centro, Katia Velo, ladeada pelas escritoras Dani Roza e Juliana Bruch Souza. Crédito: Fran Cantido @francantido

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*