Dramaturgia de Shakespeare se destaca nos palcos do FTC 2014


Grutun! estreia sete peças no FTC 2014
Crédito Divulgação

A 23ª edição do Festival de Teatro de Curitiba (FTC), que acontece entre os dias 25 de março e 6 de abril, traz aos palcos da cidade novas interpretações da consagrada obra de William Shakespeare em mais de dez espetáculos de diferentes grupos teatrais do país.

A presença da dramaturgia shakespeariana nos espetáculos do FTC não é surpresa para os entusiastas do teatro elisabetano, uma vez que as peças teatrais do inglês são as mais encenadas no mundo inteiro, especialmente Romeu e Julieta, considerada a maior história de amor de todos os tempos, as tragédias sombrias como Hamlet, MacBeth, Otelo e Rei Lear, as comédias como A Megera Domada, Noite de Reis e Sonho de Uma Noite de Verão, e os dramas históricos como Henrique V e Ricardo III.

Independente do gênero, as personagens criadas pelo autor habitam o inconsciente coletivo de tal maneira que a célebre frase “Ser ou não ser, eis a questão”, do existencialista herói Hamlet, é vastamente repetida nos quatro cantos do mundo, em diversos idiomas. Isso acontece porque o maior poeta da língua inglesa consegue traduzir em palavras os sentimentos mais essenciais do ser humano através de personagens extremamente complexos que vivenciam seus conflitos pessoais alternando entre o trágico e cômico.

Desta forma, atualmente a obra de Shakespeare já não pertence mais exclusivamente ao autor, mas ganha vida própria nas mãos criativas de todos os grupos de artistas contemporâneos que se dedicam a reinterpretar suas histórias e a compreender seus intrigantes personagens.

Por esta razão, a Mostra Oficial do Festival de Curitiba de 2014 enfatiza a dramaturgia shakespeariana com as tragédias “Otelo”, montagem realizada com marionetes pelo grupo chileno Viajeinmóbil, “The Rape of Lucrece” espetáculo internacional da Royal Shakespeare Company com legendas em português, e duas encenações diferentes de Ricardo III, sendo uma delas vivida inteiramente apenas pelo premiado ator, Gustavo Gasparani, e a outra uma montagem dirigida por Marcelo Lazzaratto. Além disso, o Fringe, mostra aberta a todas as companhias profissionais, traz aos palcos os espetáculos baseados em textos shakespearianos “A Incrível História de Rei Lear”, “A Julieta e O Romeu”, “Amor com Humor se Paga” que combina histórias de Shakespeare e Victor Hugo, “Hamlet na Máfia”, “Louc@as de Shakespeare” e “O Longo Caminho que Vai de Zero a Ene”. Ainda no Fringe, se destacam também “A Tempestade” e “Translation Péricles”, ambas montagens baseadas nas peças menos sombrias do autor inglês que revelam um acentuado tom de comédia – encenadas pelo Grutun!, Grupo de Teatro UniBrasil, que apresenta outros cinco espetáculos no FTC.

O olhar criativo e inquieto do Grutun! pousa sobre Péricles, Príncipe de Tiro, texto teatral inacabado de Shakespeare que dá origem ao espetáculo “Translation Péricles”, uma releitura produzida sob a orientação do professor José Roberto O?Shea, considerado um dos grandes tradutores do dramaturgo inglês e referência à recepção do autor no Brasil e, também, às mais refinadas questões filológicas e literárias da obra shakespeariana. “Translation Péricles” é encenada nos dias 26; 27 e 28 de março, na Casa Hoffmann.

O Grutun! também volta seus trabalhos para a tragicomédia A Tempestade, que ganha novos ares e recebe adaptação voltada ao público infantil com o texto da escritora paranaense especialista em teatro e literatura e uma das maiores autoridades brasileiras em Shakespeare, Liana Leão. As apresentações acontecem nos dias 5 e 6 de abril, no Parque Barigui.

A Tempestade
Data: 5 e 6 de abril
Local: Parque Barigui
Gênero: infantil
Classificação: livre
Ficha Técnica:
Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil
Texto: Liana Leão
Direção: Alex Wolf
Elenco: André Farias, Fabiana Melatte, Gabriela Cogo Nickel, Leonardo Zagonel De Lara, Nicole Tomacheski, Paola Abreu, Wilza Carla Oliveira.
Assistente de Direção: Jefferson Araújo Moraes
Patrocínio: UniBrasil

Translation Péricles
Data: 26; 27 e 28 de março
Local: Casa Hoffmann
Gênero: experimental
Classificação: livre
Ficha Técnica:
Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil
Texto: José Roberto O?Shea
Direção: Alex Wolf e Marco Koller
Elenco: Alyson Chaves, André Farias, Bianka Kampos, Carlos Rocha, Fabiana Melatte, Gabriela Cogo Nickel, Gabriela Esmeraldino, Juliana Dalbosco, Leonardo Zagonel De Lara, Marcos Dias, Marieli Castioni, Melissa Buest, Nicole Tomacheski, Paola Abreu, Wilza Carla Oliveira.
Patrocínio: UniBrasil

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*