DIA 19 DE AGOSTO – DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

  

Fotografia: Katarze I
Crédito: Katia Velo

 

 

 

 

 

O registro da imagem
“…e naquele exato momento e numa fração de segundo, você organiza as formas que vê para expressar e dar sentido ao evento. É uma questão de pôr o cérebro, o olho e o coração na mesma linha de visão. É uma forma de viver.” Susan Sontag

A preservação da imagem, seja por saudade, ausência ou morte, por amor, paixão, adoração, sempre esteve presente em nossas vidas. Como a lenda do registro da imagem feita por uma jovem apaixonada que na despedida do seu amado, vendo a sombra projetada na parede, fez o contorno à carvão. Desta forma a moça “tenta fixar a sombra daquele que está ainda ali, mas que logo estará ausente”.
Portanto, a imagem reconforta-nos, consola-nos, suprime-nos de forma tão forte, que em alguns momentos a imagem torna-se mais presente que a própria fonte. A imagem tem o poder de tornar-se onipresente.

Atualmente, registrar uma imagem, através de uma câmara fotográfica tornou-se tão acessível que praticamente uma boa parte da população mundial pode obter uma imagem, no momento desejado. E, em alguns casos, há inclusive um verdadeiro abuso, por parte de fotógrafos de revistas de fofocas, pessoas que portam celulares com câmeras, entre outros. Mas ao mesmo tempo em que há um excesso de imagens, inclusive particulares, as pessoas parecem cada vez mais solitárias.

As razões que nos motivaram a registrar a imagem (saudade, amor, paixão), destaca-se, agora, pela fixação na própria reprodução da imagem. Regis Debray assinala que a imagem nasce da morte, como negação do nada e para prolongar a vida, de tal forma que entre o representado e sua representação haja uma transferência de alma. Pode parecer exagero, mas há inclusive grupos indígenas, aborígenes e/ou grupos específicos que não permitem que sejam feitas fotografias, pois acreditam que “sua alma será roubada”.

 Se você ainda não se convenceu do poder da imagem, neste caso, da fotografia, observe ao seu redor, em sua casa e até na sua carteira, se não há uma foto da pessoa(s) amada(s)?

4 Comments on DIA 19 DE AGOSTO – DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

  1. Parabéns a todos os fotógrafos em especial os de São José dos Pinhais, muito legal seu Post Katia. Abraço Elisson

  2. Querida Katia Velo, linda matéria pela passagem ao dia Mundial da Fotografia!!

    Parabéns vc que sei tbm ser uma apaixonada pela fotografia!

    Bjs Carinhosos.

    Evinha Britto

  3. Oi ELISSON, parabéns para você também e fico feliz que tenha gostado! Beijo, Katia Velo

  4. Oi EVINHA!

    Quem não gosta de uma boa foto não amiga! Obrigada, beijos Katia Velo

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*