Dança nos ônibus de Curitiba

 

PORTÁTIL
Crédito: Eli Firmeza/Elisa Ratts

 


Projeto Portátil realiza intervenções em dança dentro das rotas do biarticulado Santa Cândida/Capão Raso

 

Os passageiros da linha Santa Cândida/Capão Raso conferem nos 6, 7, 8 e 9 de dezembro, às 14h, ações em dança na Estação Eufrásio Correia, sentido Capão Raso. Realizadas pelos artistas Kysy Fischer, Maikon K. e Renato Sbardelotto, as intervenções compõem o projeto “Portátil”, contemplado com o Prêmio Funarte Artes na Rua 2013.

Com a intenção de criar espaços relacionais entre os artistas e os demais passageiros durante o trajeto realizado por um ônibus, os artistas realizaram 32 ações performáticas dentro das principais linhas de transporte público da cidade. Após estes encontros espontâneos com quem se encontrava dentro deste meio de transporte público, os artistas realizam estes quatro novos encontros, divulgando para o público em geral, em qual linha as ações acontecem, para finalizar o projeto de dança contemporânea.

Segundo Renato Sbardelotto, um dos idealizadores do projeto, a duração da viagem é um tempo suspenso, o qual o passageiro se volta para suas preocupações, suas lembranças, seus livros, seus celulares. “Sonhando com um tele transporte que o leve instantaneamente para seu destino, de um estado de tédio que se fixa no tempo cronológico, podemos construir juntos, artistas e passageiros, uma zona de afetação que possibilita a vivência do tempo. Ao invés da fuga da realidade, ativar a potência que a própria realidade tem.”

Para os artistas do projeto, as ações são idealizadas previamente, mas com a consciência de que devem se flexibilizar para acontecer no espaço; essa maleabilidade é assumida a ponto de poder abandonar ou transformar totalmente uma ideia inicial.

SERVIÇO

PORTÁTIL – dias 6,7,8 e 9 às 14h

Estação Eufrásio Correia (Sentido Capão Raso)

Entrada: tarifa do ônibus

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*