Construções do futuro em debate

Evento, que terá a participação da Tecverde Engenharia e do WWF-Brasil, marca o lançamento do Portal Madeira e Construção


                No próximo dia 27, quarta-feira, Curitiba recebe um evento para jornalistas das áreas de Sustentabilidade, Construção e Arquitetura da capital, que pretende promover o debate sobre como estamos construindo as nossas cidades. Com o tema “As construções do futuro: mais sustentáveis, mais madeira”, o encontro contará com a participação do fundador da Tecverde Engenharia, Caio Bonatto, para falar sobre inovação, tecnologia e o uso da madeira como matéria-prima principal em sistemas construtivos, que podem ser viáveis, também, para programas habitacionais.

Além do empresário, o analista do WWF-Brasil, Ricardo Russo, participa do evento para apresentar o Programa Madeira é Legal, iniciativa que reúne 23 instituições que promovem o uso responsável da madeira no Brasil.

O encontro, uma iniciativa do Portal Madeira e Construção, marca também o lançamento do projeto do novo veículo de comunicação, que tem como um dos objetivos promover a discussão do uso da madeira na construção, a partir da geração de conteúdo próprio. “Nosso desafio é levar aos profissionais e estudantes das áreas de Arquitetura, Engenharias, Design, construtoras, poder público e consumidor final informação relevante e desmistificar os preconceitos em torno do tema”, afirma a coordenadora do projeto, a jornalista Juliane Ferreira, que tem 14 anos de experiência em Comunicação para os setores de madeira e floresta.

O trabalho vem sendo desenvolvido há seis meses e tem como norte cinco pilares:

  1. Estimular o uso de uma matéria-prima sustentável e renovável, contribuindo para a redução dos resíduos gerados pela construção civil, fixação de Co² no ambiente.
  2. Contribuir para mudança de cultura de que madeira é matéria-prima de baixa qualidade para a construção, fomentando discussões sobre o tema que envolvam desde a indústria, passando por profissionais da área, formadores de opinião e sociedade.
  3. Contribuir para a redução do déficit habitacional.
  4. Disponibilizar informações precisas, com base em pesquisas científicas e apuração jornalística isenta.
  5. Estimular a inovação da indústria nacional no desenvolvimento de produtos de qualidade, certificados e que atendam à demanda da construção.

O Portal Madeira e Construção conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) e da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), além da parceria na geração de conteúdo com o Programa Madeira é Legal, do WWF-Brasil.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*