Compromisso em ser voluntário

Cibeli Nardi
Crédito: Divulgação

 

O voluntariado é uma escolha, mas assim que ela é feita passa a ser uma responsabilidade e deve ser levada a sério

 

Doar-se a um grupo de pessoas ou a uma causa sem receber remuneração em troca. Esse é o princípio do trabalho voluntário, que utiliza como recompensa o sentimento de gratidão de quem é ajudado. Porém, não satisfeitas com a moeda de troca do voluntariado, muitas pessoas tratam com descaso e falta de compromisso a atividade e, ao invés de ajudar, só proporcionam mais carência àqueles que já sofrem por algum motivo.

 

Antes de se tornar um voluntário é preciso se conscientizar de que a atividade será permanente na rotina e deverá ser realizada com excelência, assim como qualquer outra. Além disso, o trabalho voluntário também envolve hierarquias, normas e regras, as quais devem ser seguidas. “As pessoas interessadas em se voluntariar devem respeitar o sistema da instituição e se adequar a ele para que o trabalho flua de maneira orgânica”, diz a coach Cibele Nardi.

 

Após a decisão de promover o trabalho voluntário, outro aspecto a ser avaliado é a área de atuação. Segundo Cibele, a pessoa deve escolher uma causa com a qual se identifique. “Cada um de nós tem talentos e habilidades especiais que devem ser aplicadas dentro de um grupo de afinidade. Portanto, se eu tenho facilidade em trabalhar com crianças, não adianta eu ser voluntário em um asilo, pois não vou me sentir bem neste ambiente”, explica a coach.

 

Para ela, o trabalho voluntário deve partir do amor. Se não houver o sentimento, qualquer outro convite ou tarefa parecerá mais atraente. “Quem não ama o que faz não consegue exercer o trabalho voluntário com consistência e compromisso”, opina Cibele. Portanto, quando a pessoa escolhe ser um voluntário, ela deve assumir o compromisso e realizá-lo com excelência, como se aquilo fosse lhe trazer o maior tesouro.

 

Sobre a Coach Cibele Nardi:

Cibele Nardi é membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching, maior referência em Coaching no Brasil. Proprietária da empresa do ramo de coaching e treinamento High Places Coaching Brasil. Cibele é graduada em Teologia e também tem experiência na área de gestão financeira.

 

Serviços:

High Places Coaching Brasil

Cibele Nardi – Coach

Email: contato@cibelenardicoach.com.br

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*