COLUNA KV PARA JORNAL FOLHA DA MULHER FEVEREIRO 2023

FOLHA DA MULHER SJP – EDIÇÃO 130 – março 2023 – Katia Velo

O FASCINANTE E DESAFIADOR MUNDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 

IA – Uma grande evolução! Mas, estamos preparados?

MUDAR É PRECISO

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Leon C. Megginson

Mudanças sempre trazem insegurança. Foi assim com o surgimento da fotografia, seria o fim da pintura, com a TV, não existiria mais rádio, com a Internet, TV para quê, enfim, supunha-se que as novidades, anulariam o que já existia. Nada é para sempre, portanto, muita coisa já mudou e outras ainda mudarão, mas leva tempo, não é de uma hora para outra.

IA – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Se mudanças nos trazem desafios, com a IA inteligência artificial não é diferente, pois nos causa grande incerteza e até medo, afinal em pouco tempo, muitas mudanças aconteceram. Em 2018 foi vendida a primeira obra feita por IA. A tradicional e famosa casa de Leilões Christie´s vendeu para um colecionador anônimo a obra que parece um borrão, pela bagatela de US$ 435 mil! Em setembro de 2022, designer Jason Allen inscreveu uma obra na categoria de arte digital (foto) e faturou U$300 mil!  

PROGRAMAS DE IA 

ChatGPT, OpenAI, Bard,  MusicLM, Synthesia, Murf, Runway, Typestudio, Dall-E, Midjourney, YOLO entre outras, fazem uma diversidade de funções: editar texto e vídeo, fazer roteiros, imitar perfeitamente vozes e rostos, cozinhar, gerar fotos e pinturas de altíssima qualidade. Temas variados de física quântica a funk, de voz de bebê a um idoso, mas, não são só operações mecânicas. Eu posso pedir: explique para uma criança de 4 anos o que é o Sistema Solar, ou pedir uma fotografia com um leão dançando tango numa casa noturna em Nova York e voilá. Importante destacar que estas imagens geradas não são montagem e são inéditas. Dei estes exemplos malucos para que vocês possam perceber a complexidade da IA. E não para por aí, imagina você no velório de sua avó amada e uma tela exibe um vídeo inédito dela falando com as pessoas que estão no local, ou ainda, o Tom Cruise conversando com você em português, com o seu timbre de voz. 

Simplificadamente, isto é possível, pois o computador é “ensinado” por meio de “neurônios artificiais” e assim como uma criança, vai “aprendendo” por etapas e o que é mais incrível, por erros também. É algo bem diferente do que, por exemplo, de sistemas como a ALEXA que apenas lê o que pesquisou. No caso de IA, o programa vai fazendo alterações conforme as perguntas. Se você pedir a receita de um bolo chamado nega maluca, você receberá uma receita, mas à medida que ela for recebendo informações, chegará um momento que quem pedir a receita receberá antes a informação de que o nome mais apropriado é pedir um bolo de chocolate com cobertura de chocolate, poderá ainda oferecer uma receita de bolo em versões: sem lactose, sem glúten ou vegana.

Acredito que estamos num período de grande evolução, por outro lado estamos diante de inúmeros desafios, cabe a nós estarmos atentos ao uso da IA e jamais perdermos o que temos de mais valioso, nossa humanidade, ou seja, nossa bondade, compaixão, amor.

INDICAÇÕES DE 5 FILMES COM TEMA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Estes filmes nos fazem refletir sobre a relação entre os seres humanos e as máquinas.

Matriz (1999) – Keanu Reeves faz o papel de um programador que tem sonhos deturpadores e em determinado momento não sabe mais o que é sonho e o que é realidade.

A.I. – Inteligência Artificial (2001) – Dirigido por Steve Spielberg é sobre um robô menino programado para amar. Ele é adotado por um casal. As dificuldades em lidar com situações inusitadas criam situações trágicas e comoventes.

Minority Report (2002) – Estrelado pelo inoxidável Tom Cruise que trabalha para uma agência onde pessoas com poderes psíquicos conseguem prever crimes e os possíveis criminosos são presos momentos antes de cometerem o crime.

Wall-E (2008) –Este desenho animado mostra um robô fofo que está sozinho e abandonado na Terra cheia de lixo. Seu trabalho e coletar e organizar este lixo ininterruptamente até que ele se apaixona. Muito fofo!

Ela (2013) – O ator Joaquim Phoenix interpreta um escritor solitário que se apaixona pela voz do programa de computação do seu computador. Um amor que embora pareça ser correspondido é impossível. O ator dá um show de interpretação.

Matéria exclusiva por Katia Velo para a Folha da Mulher.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*