COLUNA KATIA VELO NO JORNAL FOLHA DA MULHER

Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo, meu amor

Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar) Trecho música Tim Maia
PRIMAVERA

Primavera é a estação mais linda do ano! O clima é ameno e as flores enfeitam as ruas e praças. É também o momento de colher. E o que plantamos? Costumo dizer que não adianta plantar cebolas e querer colher maças. Quem plantou maças sentirá o gosto doce desta deliciosa fruta, já quem plantou cebolas… simples assim.
Num mundo cada vez mais introspectivo, onde vivemos conectados a aparelhos elétricos e eletrônicos o tempo todo, acabamos desconectados da Mãe Natureza. É preciso perceber nossos instintos e deixar fluir nossas emoções.  A primavera tem um efeito transformador na natureza e nos animais. Nos também passamos por um processo de renovação, revigoramento e rejuvenescimento. É preciso ouvir o chamado da floresta.  Ouça com atenção os sons da natureza!

INSPIRADOS PELAS FLORES
As flores encantam pela multiplicidade de cores e formas e os artistas sabem muito bem aproveitar esta palheta de possibilidades. Artistas como Monet é um grande exemplo, suas obras mais famosas foram inspiradas pela natureza. Monet criou, cultivou e preservou um imenso jardim durante anos.  O Jardim de Giverny, aos arredores de Paris, pode ser visitado e será fácil entender de onde vinha tanta inspiração. Os Girassóis de Van Gogh provavelmente é a obra mais conhecida do artista e seus tons de amarelo são inconfundíveis. Beatriz Milhazes é conhecida mundialmente pelas formas orgânicas e pelo uso de flores e arabescos. E euzinha, modestamente, também me inspiro na natureza. Inspire-se você também!

 
VAMOS *POLINIZAR NESTA PRIMAVERA!

ONDE ESTÃO AS ABELHAS?
Você já deve ter ouvido falar que o mel está acabando, ou pelo menos sentiu um “zumbido” em seu ouvido sobre esta notícia. Isto está acontecendo porque as abelhas estão sumindo e elas são as principais polinizadoras da natureza.  Os motivos são vários e tem até nome e sobrenome, CCD (Colony Collapse Disorder – Síndrome do Colapso das Colônias). Um dos motivos apontados é o uso de pesticidas.  Sem a polinização, cairá drasticamente a quantidade e qualidade de flores, frutos e alimentos. Haverá uma ruptura em toda a cadeia alimentar e no ecossistema, pois dois terços dos alimentos que nós ingerimos são cultivados com a ajuda destas operárias. E há tanto mistério neste sumiço, pois não são encontrados os restos mortais das abelhas. Cientistas irão colocar microcâmeras dentro das colmeias para compreenderem este desaparecimento, ou seja, o BBB das abelhas! O mais incrível desta notícia é saber que as abelhas trabalham de forma organizada e sistemática, são verdadeiras operárias “padrão”, cada uma tem sua função e trabalham em perfeita ordem. E para ficar ainda mais dramática a situação, Albert Einstein declarou “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.” 

MAIS FLOR E MAIS AMOR
Precisamos resgatar o amor por estas criaturinhas, as abelhas, e também pelas flores e pela natureza. Somos seres tão poderosos e racionais, por que iríamos nos preocupar com coisas tão pequenas e insignificantes? Afinal, sem flores vivemos, não é mesmo? Obviamente Einstein  exagerou. Será? Solução eu não tenho, imagine, nem tenho esta pretensão, mas podemos tentar, fazendo algo, não acha? Uma boa ideia, só é uma boa ideia se não a colocarmos em ação. Portanto, convocamos você para participar da Campanha #doeumaflor que estamos lançando (leia na pág ao lado). Esta Campanha não está relacionada à partido político, à religião, à sexo, à etnia, ou qualquer outra posição, pois se você está de um lado, poderá estar contra o outro.  E não tem fins lucrativos, só bons amigos. A Campanha #doeumaflor quer unir a todos pelo amor, representado por meio de um gesto, doar uma flor, que no fundo, no fundo, metaforicamente, representa doar carinho e respeito, aos outros e a si mesmo. “Me perguntas por que compro arroz e flores? Compro arroz para viver e flores para ter algo pelo que viver”. (Confúcio).

1.         * verbo & transitivo direto e intransitivo – efetuar a polinização.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*