CASACOR Paraná 2017 – Brincadeira ecologicamente correta

Ambiente voltado para as crianças se destaca por arquitetura sustentável

A sustentabilidade é uma tendência atual presente também na arquitetura. A arquiteta Jaqueline Siebert levou esse conceito para o seu ambiente na CASACOR Paraná 2017, investindo em uma estrutura de contêiner como base para a Brinquedoteca e o Parquinho Infantil. A principal tendência que Jaqueline deseja apresentar é a possibilidade de criar um espaço funcional e que pode ser replicado em outros locais.
Os contêineres normalmente são materiais de reuso, isso já faz com que a sustentabilidade seja o foco do projeto. E existem outros detalhes que reforçam essa proposta, conforme explica a arquiteta. “Atualmente, as edificações precisam ser mais sustentáveis e recursos como telhado verde e o jardim vertical, que traz a vegetação para dentro dos espaços, contribui muito com isso”. Também foi utilizada madeira de reflorestamento.
A brinquedoteca e o parquinho têm 33 m² de área interna e 38 m² de área externa. “O lúdico é apresentado no uso de brinquedos educativos, em uma época em que as crianças estão cada vez mais conectadas a aparelhos eletrônicos”, comenta Jaqueline. O ambiente é complementado por um tabuleiro de xadrez gigante e peças que remetem à infância de antigamente.
Pensando na segurança, o piso escolhido para o parquinho tem alta capacidade de absorção de impactos, permitindo que a criança caia de uma altura de até dois metros sem se machucar. Algumas reformulações no ambiente também foram necessárias. “A parte interna do contêiner teve paredes e teto revestidos com manta térmica e acústica e dry wall”, descreve.
Para não descaracterizar o contêiner e valorizar a escolha dos materiais, a arquiteta optou por preservar a cor natural da madeira na parte externa. Dentro do espaço, cores claras contrastam com o colorido dos brinquedos e outros objetos de decoração, como luminárias e cadeiras.

Fornecedores
Madeira deck, pergolado e painel da Mademape; piso de absorção de impacto da Aubicon; telhado verde da TC Shingle, vendido pela Tecnitetto; brinquedos, jogos e parquinho da Nina Brinquedos Educativos; piso do tabuleiro e do banheiro da Elizabeth Porcelanato, vendido pela Impermix; piso laminado da Madepiso; painéis do mobiliário da Berneck; execução do mobiliário da Ezatta Móveis Planejados; luminárias da Klee Iluminação; projeto luminotécnico da Eliana Zielonka; revestimento do banheiro da Rocca, vendido pela Impermix; loças e metais da Deca; mobiliário solto da Herman Miler e Kraft the Home; peças do tabuleiro da Xadrez Gigante.

Parquinho Infantil e Brinquedoteca_ by Jaqueline Siebert. Crédito: Marcelo Stammer

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*