CAO GUIMARÃES DEBATE A INTERSEÇÃO DE SUA OBRA COM A LITERATURA

NESTA TERÇA, 26 DE JULHO, NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS, COM ENTRADA GRATUITA

PALESTRA FAZ PARTE DO PROJETO CASA DA PALAVRA

 

Hoje,  26 de julho, às 19h30, o artista plástico e cineasta Cao Guimarães participa do projeto Casa da Palavra, na Academia Mineira de Letras, com uma palestra que aborda a interseção de sua obra com a literatura. O evento tem entrada gratuita. O projeto é realizado pela AML por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e copatrocínio da CemigTelecom e CBMM. A Academia Mineira de Letras integra o Circuito Liberdade.

No encontro, Cao Guimarães debate três longas de sua autoria. Em Ex-isto, inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski, o personagem envereda pelos trópicos sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.

O Homem nas Multidões tem base no conto de Edgar Allan Poe, e trata-se de uma reflexão sobre diferentes formas de solidão e amizade no universo urbano brasileiro. Já Acidente é um filme com o corpo rítmico composto por um poema com 20 nomes de cidades de Minas Gerais. A equipe percorre pela primeira vez cada uma delas. Num movimento de imersão e submersão, o filme se faz por meio de duas camadas narrativas – uma formada pela história do poema e outra pelos eventos ordinários que surgem acidentalmente diante da câmera em cada uma das cidades.

Cao Guimarães atua no cruzamento entre o cinema e as artes plásticas. Com produção intensa desde o final dos anos 1980, o artista tem suas obras em numerosas coleções prestigiadas como a Tate Modern (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim (EUA), Fondation Cartier (França), Colección Jumex (México), Inhotim (Brasil), Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha), dentre outras. Realizou nove longa-metragens, ganhou retrospectivas de seus filmes no MoMA, em 2011, Itaú Cultural, em 2013, BAFICI (Buenos Aires) e Cinemateca do México em 2014.

 

SERVIÇO:
Cao Guimarães – Literatura e a obra de Cao Guimarães

Data: 26 de julho

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita.

http://academiamineiradeletras.org.br/

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*