Aulas de programação na infância contribuem para a multidisciplinaridade

Estudantes que têm contato com a linguagem universal dos computadores desde cedo aprendem a resolver problemas e a lidar com as diferenças

Bom Jesus – Robótica
Crédito: Divulgação

Que a evolução não para, todos nós sabemos e ela está cada vez mais rápida. O que era última geração, em mídia digital, há cinco anos, hoje está obsoleto. Aos adultos, cabe buscar conhecimento digital e se adaptar; já para as crianças, novas formas de aprendizado podem ser incorporadas, agregando valor à educação escolar. Como a programação, por exemplo. Muitos especialistas afirmam que a linguagem dos computadores já pode ser considerada o novo “inglês”, ou seja, uma linguagem que extrapola fronteiras e que contribui para a comunicação entre pessoas de diferentes nacionalidades. Por isso, crianças muito pequenas, a partir dos seis anos, já estão sendo apresentadas à linguagem de programação, de maneira lúdica e adequada à faixa etária.

As aulas de robótica atuam em quatro dimensões: questionar, pensar, definir e executar. Elas criam situações envolvendo diversos conteúdos vistos em outras disciplinas e que os estudantes aprendem de forma prática, como explica a gestora da Unidade Bom Jesus São José dos Pinhais, Stela Wontroba.  “As aulas são ministradas de forma lúdica, envolvendo as crianças em um contexto de imaginação e criatividade. A programação é uma atividade completa de aprendizagem que auxilia na resolução de problemas.”

As atividades são sempre realizadas em pequenos grupos, para incentivar as estudantes a desenvolver habilidades sociais como: trabalho em equipe, liderança, respeito a regras, limites e frustrações.

Além dessas habilidades de ordem social, as aulas de robótica pedagógica contribuem para o desenvolvimento de outras habilidades, tais como: raciocínio lógico, coordenação motora, concentração, organização, criatividade, leitura de imagem, conhecimento, senso crítico, autoestima.

Na unidade de São José dos Pinhais, a robótica pedagógica é desenvolvida com as turmas da Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos). Para o próximo ano, essas aulas serão estendidas para o 1.º ano (crianças de 6 anos).

O futuro e a escola

Pesquisadores são enfáticos ao afirmar que as profissões do futuro, a maioria delas ainda desconhecidas, necessitarão de pessoas preparadas para inovar, empreender e resolver problemas. Pessoas que demonstrem consciência social, ética e que respeitem os valores humanos. Esses princípios são vinculados à atividade de robótica desenvolvida no Bom Jesus São José dos Pinhais, bem como à linha pedagógica do Colégio, pautada na abordagem investigativa, na resolução de problemas e no desenvolvimento de projetos.

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