Atsunobu Katagiri representa Japan House São Paulo na Bienal de Arquitetura

Atsunobu Katagiri
Créditos: Divulgação

Pela primeira vez, a Japan House São Paulo integra programação da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que chega à 13ª edição, com a participação do artista japonês Atsunobu Katagiri na mesa de debate online “Natureza e Reconstrução”, que será realizada no dia 15 de julho, a partir das 20h. Reconhecido por uma abordagem contemporânea no uso de plantas e flores, Katagiri vive e trabalha em Osaka, no Japão.

Durante o evento online, Atsunobu Katagiri discutirá perspectivas artísticas sobre o poder da natureza no processo de regeneração e de recuperação de memórias. Com mediação do biólogo e botânico Anderson Santos, a mesa de debate virtual contará também com a participação do artista visual e paisagista brasileiro Fernando Limberger, que apresentará seu trabalho de recuperação da paisagem natural de São Paulo por meio de instalações botânicas. A transmissão da mesa será realizada pelo YouTube do Instituto de Arquitetos do Brasil  e contará com tradução simultânea japonês – português, além de acessibilidade em Libras e legendagem ao vivo.

Atsunobu Katagiri emprega em seu trabalho várias plantas, desde pequenas gramíneas silvestres até árvores de grande porte, como as cerejeiras. É conhecido por sua abordagem contemporânea no uso de plantas e flores, que pode ser vista em muitos de seus trabalhos, como no projeto “Sacrifício” – resultado de sua experiência como artista convidado para o “Hama- dori, Naka-dori, & Aizu Tri-Regional Culture Collaboration Project”, organizado pela Agência de Assuntos Culturais do governo japonês. Katagiri entende a fragilidade das flores e da vida humana como algo semelhante, e seu trabalho mostra que após dois anos de distanciamento social forçado, o contato com a natureza se mostra cada vez mais necessário.

Serviço:
Natureza e Reconstrução | JHSP na 13ª Bienal de Arquitetura de São Paulo
Com Atsunobu Katagiri (Japão), Fernando Limberger (Brasil) e mediação de Anderson Santos
Quando: 15 de julho de 2022 (sexta-feira)
Horário: 20h
Duração: aproximadamente 90 minutos
Onde: YouTube do Instituto de Arquitetos do Brasil – https://www.youtube.com/c/iabsp
Gratuito. Tradução simultânea em japonês – português. Acessibilidade em Libras e legendagem ao vivo.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.


JAPAN HOUSE São Paulo
Fernanda Araujo: fernanda.araujo@jhsp.com.br | (11) 94543-2079
Mayumi Orimoto: mayumi.orimoto@jhsp.com.br | (11) 94543-3624
Julho/2022

Suporte Comunicação |
Bruna Janz

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*