ARTISTA PARANAENSE É TEMA DE ATIVIDADES DE ARTE DESENVOLVIDAS DURANTE À QUARENTENA EM ESCOLA MUNICIPAL

O artista plástico Eloir Jr encanta crianças com suas cores, alegria e temas sobre a cultura paranaense e suas etnias

 

TEMA: PROTEÇÃO GRALHA AZUL COM MÁSCARAS (junho 2020). Créditos: Arquivos pessoais.

As informações a seguir, foram enviadas pelo artista plástico Eloir Jr. a pedido da colunista Katia Velo.

“A relevância do trabalho deste querido amigo e artista à educação neste período de tantas inseguranças e incertezas traz-nos alegria e esperança. Vendo os trabalhos nas redes sociais, solicitei que me enviasse o material. Para minha surpresa o trabalho era ainda mais grandioso do que imaginei. Parabéns querido amigo, parabéns professoras dedicadas e não esquecendo de parabenizar estes pequenos ‘arteiros’ com seus sorrisos e olhos encantadores.” Katia Velo

Escola Municipal Professora Lenovi de Almeida Torres / Campo Largo-PR

Professoras envolvidas nas atividades: Profª: Nadia Colodel (disciplina de Arte e Educação Física)

Diretora: Eliane Maria Mazon (aposentada há dois meses) atual substituindo: Claudete Aparecida Alves Fragoso Mueller.

Depoimento da Professora Nadia Colodel

“SER PROFESSORA É DEIXAR QUE A NOSSA CRIANÇA INTERIOR VOLTE A DESPERTAR SÓ PARA PROVOCAR UM SORRISO EM OUTRAS CRIANÇAS! ”

Sou professora há 29 anos, com a disciplina de arte há 13 anos. Nas minhas aulas gosto de mostrar aos alunos vários artistas e diferentes estilos e formas de arte. Como também levar até eles a arte do nosso estado e do nosso dia a dia. Um desses artistas é o Eloir Jr., que é muito atencioso com meus alunos participando das aulas com comentários e visitando nossas exposições na escola. É de suma importância para as crianças conhecerem os artistas que valorizam a arte paranaense, mostram a cultura do estado e que se dispõe a interagir com os alunos. Isso é motivação pura!  Nesses meses da pandemia, onde estamos com aulas remotas, minhas aulas estão sendo direcionadas ao trabalho em família, onde todos podem participar e aprender um pouco de arte também. Escolho os temas e a partir deles busco obras e artistas que possam ser trabalhados, seguindo os conteúdos e objetivos da nova BNCC (artes visuais, teatro, música e dança). Uma vez a cada 15 dias, os pais vão até a escola para retirar os materiais da quinzena de aulas e envio o material necessário para as composições, muitas coisas eles usam de casa como sucatas, materiais alternativos e roupas temáticas. Trabalho com encenação de obras, dramatização e para isso também uso fantasias e fotos, vídeos e áudios como motivação.

Nesses meses tenho recebido um retorno muito gratificante, pais e alunos participando ativamente das atividades sobre os cuidados com a saúde, uso de máscaras, palavras de otimismo e principalmente valorização da arte e da educação. Isso é muito importante pois assim estou levando a arte até a casa de muitas pessoas que não tem acesso a ela e às vezes nem conhecem nossos artistas locais.

OBRA DE ELOIR JR.
“SELFIE PROTEÇÃO”- Série: Arte Profilática
Fique em Casa! Zostań w Domu! залишатися вдома!
O trabalho em acrílica sobre tela, com 60x40cm, retrata numa selfie, quatro babushkas com seus coloridos e floridos xales eslavos, usando máscaras e, três gralhas azuis, ave símbolo do Estado do Paraná, também usando máscaras. Todas alertam a importância desta proteção em tempos de pandemia.

Depoimento do Artista Eloir Jr.

Há um pouco mais de dois anos, a Professora Nadia Colodel, da Escola Municipal Professora Lenovi de Almeida Torres, em Campo Largo-PR, entrou em contato comigo mencionando o interesse em ilustrar suas aulas com o retrato da arte paranaense, em especial a cultura eslava, a qual é meu tema preferido e também minha assinatura artística. De lá para cá, ela foi criando atividades, projetos artísticos e culturais com seus alunos, elaborados a partir de minha produção. Surgiu inicialmente o “Projeto Criando e Pincelando com Eloir Jr.”, que através de diversos materiais a Professora criou atividades inéditas e muito peculiares, onde seus alunos fizeram releituras e puderam conhecer meus quadros in loco, e no final das atividades foram realizadas exposições por toda a Escola, onde pude pessoalmente conferir e apreciar a produção dos pequenos. Com muita dedicação e um toque de curadoria poética e artística, as mostras estavam perfeitas, pois logo na entrada da Escola, todos eram convidados a interagir deixando algumas pinceladas em uma tela, isso faz toda a diferença, o que para mim, tornou a Escola em uma grande Galeria de Arte. Outros projetos surgiram, pois como digo para a Professora Nadia, ela é incrivelmente criativa com tudo que realiza, e quem me dera tê-la como Professora de Educação Artística nos meus tempos de colegial na década de 1970. Dentre os novos projetos, inclui-se a produção durante a quarentena, onde desde o início do isolamento social Nadia vem criando atividades ímpares, as quais incluem os meus trabalhos, o que me faz sentir presente, pois a interatividade pelas redes sociais nos permite visualizar e compartilhar o que é produzido.

Além das releituras de obras, também há performances artísticas, dramatizações, entre outras, realizadas com muita dedicação dos alunos, atenção dos pais e a maestria exemplar de Nadia. “Pequenos artistas fazendo grandes trabalhos”, é o lema desta Professora.

Tudo é de grande importância, pois a valorização da arte está presente, e com ela vem a educação, e neste período de pandemia, diversas atividades são realizadas por suas turmas, inclusive de conscientização da saúde, motivacionais e prevenção a Covid-19.

Eu parabenizo todas as crianças pelo que estão criando, em especial a Nadia Colodel por tudo que realiza, aos pais que acompanham as atividades e a diretora da Escola, por receber tão nobre ação cultural. Estou sempre visualizando tudo e fico muito feliz com o que realizam. Sinto-me um artista privilegiado, pois além de estarem criando releituras de meus trabalhos artísticos , estão acima de tudo sendo educados com arte e, tendo a oportunidade de conhecer artistas locais, sua produção e o nosso querido Paraná.

TEMA: PÁSCOA SWIÇONKA (abril 2020). Créditos: Arquivos pessoais.

Inspirados no trabalho, “Święconka-Páscoa Polonesa” de Eloir Jr., os alunos do 1º e 2º anos pintaram em suas casas uma releitura desta obra. Foi sugerido que desenhassem um ovo grande para colorir-lo como uma Pisanka ou Pêssanka, recortá-lo, colocá-lo aberto em uma folha sulfite, após, colar a própria fotografia ou recortes de revistas, ou simplesmente desenhar uma pessoa, sendo a composição livre usando a criatividade. Através desta atividade elaborada pela Professora Nadia, a união prevalece e as famílias se unem, mantendo uma tradição cultural com muita arte e criatividade.

 

TEMA: VOANDO COM AS ETNIAS (março e abril 2020). Créditos: Arquivos pessoais.

Inspirados em “Voando com as etnias” de Eloir Jr., os alunos do pré I e pré II, foram convidados a elaborarem em suas casas, uma releitura desta obra, observando as cores e as formas, e criando muita arte.

TEMA: NAIPI E TAROBÁ (maio 2020). Créditos: Arquivos pessoais

Projeto criando e pincelando com Eloir Jr. Com trabalho “Lenda das Cataratas do Iguaçú-Naipi e Tarobá” de Eloir Jr., os alunos do Pré II, elaboraram em suas casas, uma releitura desta obra criando muita arte, além da dramatização e performance artística impecáveis, onde as crianças se transformaram em Naipi e Tarobá. 

TEMA: O PASSEIO DAS MATRISHKAS (abril e maio 2020) Créditos: Arquivos pessoais.

Projeto criando e pincelando com Eloir Jr. Inspirados em meu trabalho, “O Passeio das Matrioshkas”, os alunos do 2o.anos elaboraram em suas casas, uma releitura desta obra, observando as cores e as formas e criando muita arte, além da performance artística impecável, onde as crianças se transformaram em matrioshkas com bochechas rosadinhas.

TEMA: A ESPERA…NÇA (maio 2020). Créditos: Arquivos pessoais

Com a obra, “A ESPERA…NÇA” de Eloir Jr., os alunos do 2o. ano, elaboraram em suas casas, uma performance artística desta obra com mensagens de “Cuidem-se”, “Quem ama cuida”, “Proteja-se”, “Fique em Casa”, entre outras, os pequenos sinalizaram a conscientização do uso de máscaras.

TEMA: TREM DAS ETNIAS / Profa. Nadia  (maio 2020). Créditos: Arquivos Pessoais.

Projeto criando e pincelando com Eloir Jr.
Com o “Trem das Etnias” de Eloir Jr., os alunos do Pré I, elaboraram em suas casas, uma releitura desta obra e a recriaram com muita arte, valorizando todos os povos.

TEMA: KOMBITIBA (maio 2020). Créditos: Arquivos pessoais.

Projeto criando e pincelando com Eloir Jr.
Inspirados em “Woodstock…Fui de Kombitiba”, produzido para a Semana dos Museus em 2019, os alunos do 4º ano, elaboraram em suas casas, uma releitura desta obra e a recriaram com muita arte.

TEMA: PROTEÇÃO GRALHA AZUL COM MÁSCARA DE PROTEÇÃO (junho 2020) /Professora Nadia. Créditos: Arquivos pessoais.

Proteção-Gralha azul com máscara, obra de Eloir Jr. Os alunos da Professora Nadia, utilizaram massa de modelar, palitos e dobraduras para realizarem esta releitura.

TEMA: PRIMAVERA NA UCRÂNIA. Créditos: Arquivos pessoais.

Projeto criando e pincelando com Eloir Jr.
Inspirados na “Primavera na Ucrânia” de Eloir Jr., que ilustra o memorial ucraniano-Parque Tingui, os alunos do 2º ano, elaboraram em suas casas, uma releitura desta obra e tridimensionalizaram as flores e fitas do Vinok.

TEMA: PÊSSANKAS (março e abril). Créditos: Arquivos pessoais.

Uma PÁSCOA diferente, ARTE e CULTURA MILENAR durante a quarentena. Pêssankas e Pisanki, inspiradas na produção do artista Eloir Jr., durante a semana santa, os alunos do 1º e 2º anos foram convidados a pintarem Pêssankas em suas casas. Coloridas artisticamente e com o material disponível de cada um, a Professora Nadia sugeriu que dentro de cada ovo fosse colocado uma mensagem de incentivo, motivação e que tudo ficará bem. Os alunos devem guardar sua produção até o retorno das aulas e será promovida uma troca de Pêssankas entre eles. 

TEMA: LAMBREQUINS/ Professora Nadia (maio 2020). Créditos: Arquivos Pessoais.

“A Espera…nça” de Eloir Jr., os alunos do 2o. ano, criaram em suas casas, releituras desta obra, dando destaque aos tradicionais lambrequins das culturas polonesa e ucraniana.

1 Comentário on ARTISTA PARANAENSE É TEMA DE ATIVIDADES DE ARTE DESENVOLVIDAS DURANTE À QUARENTENA EM ESCOLA MUNICIPAL

  1. Querida Katia Velo, agradeço muitíssimo este importante registro que fez. Sei como a arte e educação são importantes, e sei também como as valoriza, e do valor que você e sua coluna acrescentam nestas publicações. Você é uma profissional ímpar, que além de suas atividades hercúleas, ainda encontra tempo para prestigiar a produção dos amigos. Para mim, GRATIDÃO é quando a alma agradece, e me sinto assim. Um grande beijo em seu coração.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*