ARTISTA BRASILEIRA É DESTAQUE NA EUROPA

Adria Moura
Crédito: Divulgação

Adria Moura é um talento único. Natural de Coromandel (MG,Brasil) e há mais de vinte anos vivendo e trabalhando em Pulheim na Alemanha, a artista se especializou em uma técnica comum, porém rara de ser ver em galerias, o lápis de cor sobre papel. Seu grande sucesso se dá pela qualidade da sua obra, Adria detém o total controle do traço com uma precisão incrível. É um trabalho minucioso de uma perfeccionista onde por vezes, em um pequeno detalhe ela emprega mais 1000 intervenções.

Sua obra é contemporânea e remete a suas raízes no Brasil e sua infância em Coromandel. Em curvas e degrades suaves, a artista ora se utiliza da ilustração com motivos da flora e fauna brasileiras e ora da abstração, porém sempre mantendo um assinatura própria em seu estilo.

A galerista brasileira Adriana Alfredo da Silva da galerie m beck em Homburg Alemanha, identificou no trabalho de Adria Moura elementos únicos e uma identidade própria e a convidou para fazer parte do seleto time de artistas da galeria.

 Além da exposição na galerie m beck | NG4 em Homburg Alemanha, entre 24.8. e 18.9.2018, os trabalhos da artista Adria Moura serão também exibidos na mais conceituada feira de arte do leste Europeu, ART MARKET BUDAPEST que acontecerá entre 11.10. e 14.10.2018. Além disso está programado o lançamento de um catálogo com obras da artista ainda para o ano de 2018 pela mesma galeria.

A galerie m beck fundada em 1967 que compreende um complexo de 3 galerias que juntas somam mais de 600m2, das quais a galerie m beck | NG4 faz parte, sempre esteve aberta a receber proposta de novos artistas nacionais ou internacionais.”É sempre uma satisfação quando identificamos talentos únicos como é o caso de Adria Moura” Adriana Alfredo da Silva.

Abertura: 24 de Agosto 18h

Onde: galerie m beck | NG 4, Am Schwedenhof 4a, 66424 Homburg/Saar, Alemanha

Exposição: de 24 de Agosto a 18 de Setembro 2018
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 11 as 18 h, ou com horário marcado

 http://www.comebeck.com/comebeck-fine-art/galerie-m-beck-ng4/ausstellungen-vorschau.htm

SOBRE A ARTISTA:

ADRIA MOURA

Em suas obras destacam-se: SUPORTE, COR e FORMA. 

O SUPORTE COMO MEMÓRIA AFETIVA
Em um mundo contemporâneo e virtual, o uso do papel como suporte principal para realizar um trabalho artístico é, no mínimo, peculiar. O papel no início da sua criação era um elemento raro, depois foi amplamente utilizado como registro da escrita. Alguns artistas o utilizam como material de Arte na realização de trabalhos em aquarela, gravura, impressão gráfica, desenhos. O papel traz em si uma memória afetiva, afinal no jardim de infância, nossos garranchos iniciais foram feitos em papéis. É inevitável não associarmos o papel aos primeiros contatos com a Arte.

A INTENSIDADE DA COR
Na obra de Adria Mora o primeiro elemento que observamos é a cor. A valorização tão intensa e extrema do seu uso nos remete ao artista considerado o “deus da cor”, o francês Henri Matisse (1869-1954).
Matisse foi um dos líderes do Fauvismo (movimento artístico 1905-1909) que tinha como um dos pilares a utilização da cor pura, sem misturas, criando ritmos, relevos e volumes criando leveza e suavidade.
Os desenhos sobre papel de Adria surgem deste encantamento, uma obra hedonista. “Sonho com uma arte de equilíbrio, de pureza, de tranquilidade, sem temas inquietantes ou preocupantes, …um calmante mental, algo como uma boa poltrona onde ele possa relaxar do cansaço físico” declarou Matisse.
Adria também se interessa pela experiência estética do belo. Não há em sua obra questionamentos, perturbações, inquietudes.  Há a “Arte pela Arte”.

O REQUINTADO USO DO LÁPIS DE COR
O uso do lápis de cor é um outro item que traz a artista uma qualidade ímpar. Considerado um material simples e acessível, Adria traz qualidade a sua obra pelo domínio no manuseio deste material. Comumente utilizado por crianças, nas mãos da artista, o lápis de cor ganha intensidade, sobreposições, degrades, contrastes. Outro item fundamental é a movimentação da mão e a pressão sobre o papel que são feitos com tanta sutileza que seus trabalhos ficam nítidos e limpos, quase como se fossem impressos. Para obter este resultado, a técnica e a paciência são componentes indispensáveis na elaboração das suas obras.

FORMAS FEMININAS e SERES ALADOS 
A inspiração da Art Noveau também está presente nas obras da artista com o uso de arabescos, formas onduladas, arredondadas, sinuosas e, principalmente, nas formas orgânicas relacionadas à natureza.
Além da afetividade com as aves multicoloridas, a inclusão delas complementa e completam a obra numa dança, em movimentos graciosos das aves, como que estivessem pousando ou decolando. “Penso que borboletas, seres alados, diáfanos e coloridos, devem ser emissários dos deuses, anjos que anunciam coisas do amor. Imaginei então que aquela borboleta era um anjo disfarçado que os deuses me enviavam com uma promessa de felicidade.” Escritor brasileiro, Rubem Alves.
A simplicidade presente na obra de Adria, sem ser simplista, é um dos itens mais complexos para se chegar a um resultado artístico. Como diria Leonardo da Vinci “A simplicidade é o último degrau da sofisticação.” Esta simplicidade sofisticada na obra de Adria Moura provoca uma identidade e encantamento com sua obra de forma instantânea e natural. Ao observarmos sua obra resgatamos dentro de nós o lado pueril e encantado.

Katia Velo, artista plástica, fotógrafa, ensaísta, colunista e professora de Arte.

8 Comments on ARTISTA BRASILEIRA É DESTAQUE NA EUROPA

  1. Maria Jose Cruz Novaes // 26 de agosto de 2018 em 19:03 //

    Parabens, Adria.
    Coromandel e mesmo uma terra de artistas.
    Sucesso
    abraços

  2. Olá Maria Jose!
    Obrigada pelo seu depoimento. A Arte agradece! Abraço, Katia Velo

  3. Ló Bastos // 29 de agosto de 2018 em 2:06 //

    Sucesso Adria!!!!!!!

  4. Obrigada Ló!
    Desejamos sucesso também! Abraço, Katia Velo

  5. Vanessa Oliveira // 30 de agosto de 2018 em 11:59 //

    Adria Moura é uma artista fantástica. A delicadeza da sua técnica e a sua sensibilidade estão presentes em toda a sua obra. Suas características intrínsecas no momento da sua criação as torna de fato a sem dúvida uma artista peculiar. Desejo sucesso e vida longa e parabéns pela entrevista!!

  6. Obrigada Vanessa pelo retorno! Sua opinião é muito importante para a coluna. Abraço, Katia Velo

  7. Maria Terezinha de Araújo Siva // 31 de agosto de 2018 em 16:37 //

    Adria, abençoada você, que faz jus, aos DONS QUE LHE FORAM CONFIADOS PELO CRIADOR
    . parabéns pelo talento e criatividade
    Que os louros da vitória lhe sinjam a fronte
    Sucesso para você e regozijos para toda a família MOURA, CROMANDELENSE e CONTERRÂNEA
    TEREZINHA da FAMÍLIA DE MIGUEL ARAÚJO E Dª FIICA

  8. Olá Maria Terezinha,

    Muito obrigada pelo seu depoimento. A Adria tem realmente um excelente trabalho.

    Abraço, Katia Velo

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*