Após atingir 1.250 pessoas, Mostra Literatura Paraná volta nas comunidades

Segunda fase do projeto vai levar a partir de hoje literatura paranaense para crianças e adolescentes das comunidades do Pilarzinho e Butiatuvinha

 

Crédito: Divulgação

As duas primeiras semanas do Mostra Literatura Paraná deixaram mais de 1.250 crianças e adolescentes do Uberada e CIC – Cidade Industrial de Curitiba, em contato com a literatura paranaense. Essa missão foi feita por meio de diversos tipos de atividades, como cortejos literários, grafite e lambe lambe, com os artistas Gustas e Vantees, manifestações artísticas e até mesmo bate papo com os autores  Luci Collin, Miguel Sanches Neto e Luís Henrique Pellanda. Todo esse movimento foi registrado pela fotógrafa Mara Zocolotte, que fez uma leitura fashion do público. O evento faz parte do Circuito Cultural Ademilar, uma iniciativa que está viabilizando uma série de projetos culturais em Curitiba, via incentivo do Mecenato Municipal.

O objetivo da Mostra é “conversar” e apresentar o universo da literatura paranaense na linguagem e interesses desses adolescentes. E essa missão foi sendo cumprida. “Tivemos uma aderência total por onde passamos. As comunidades estavam muito interessadas, as ONGS, as escolas e as famílias participaram em peso. Isso mostra que as vezes é preciso apenas um empurrão, uma ferramenta como o Mostra para fazer com que cada vez mais a literatura transforma a realidade das comunidades”, disse  explica Kenni Rogers, idealizador e produtor responsável da Mostra. “Essas próximas semanas prometem ainda mais interação”.

Programação

Durante a programação, os jovens e adolescentes serão convidados para realizar atividades como grafite, pintar painel literário usando as técnicas de stencil, lambe-lambe e mosaico, além de oficinas que desenvolvem habilidade de leitura e interpretação, oficina de ilustração e percussão.

O evento conta ainda com apresentações artísticas de teatro e música de jovens da comunidade e atrações convidadas como “Os Silvios” , que se apresentam antes das rodas de bate papo com os autores paranaenses Miguel Sanches Neto, Luci Collin e  Luís Henrique Pellanda.

Também na programação, hoje (18), na Unilivre, acontece pela Mostra o “Sussurros Poéticos Noturnos”, um sarau com recitação de poesias por nomes como Paulo Biscaia, que vai ler o famoso poeta Edgar Allan Poe. A banda A Poltrona se apresenta no evento e também a revelação Serginho Junior, uma criança de apenas dez anos encontrada pelo Mostra no CIC e que manda bem no rap, beat e box.

Serviço
Mostra Literatura Paraná

18 a 23 de setembro (Pilarzinho) e 25 a 30 de setembro (Butiatuvinha)
Informações: 
Fanpage Mostra Literatura Paraná

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*