Andréa Pachá realiza palestra e apresenta seu mais novo livro em evento no UniBrasil

Convidada abordará o tema Pluralidade e Felicidade, além de lançar a obra Segredo de Justiça

O UniBrasil Centro Universitário recebe na próxima quinta-feira (13), a juíza da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Andréa Pachá. A convidada vem a Curitiba por intermédio do Projeto UniBrasil Futuro e irá ministrar a palestra sobre Pluralidade e Felicidade – a transformação das famílias nas casas e nas ruas. No evento que acontece às 19h30 no auditório Cordeiro Clève, no campus do UniBrasil, Andrea também fará o lançamento nacional do livro Segredo de Justiça.

Sobre a palestra, a juíza lembra que existem poucos lugares em que as pessoas se mostram na inteireza possível. “Confessionários, divãs de analistas, ombros de amigos, alguns outros certamente. Talvez em poucos se veja o ser humano de forma tão aberta quanto em um fórum de vara de família; nele se apresentam as paixões, o sofrimento, a cobiça, a maldade, o amor, o ódio, a esperança, e as pessoas se desnudam na tentativa de separar, de reatar, de reconstruir suas vidas. O melhor e o pior do ser humano ali se apresentam”, destaca.

Andréa Pachá foi conselheira do Conselho Nacional de Justiça, responsável pela criação do Cadastro Nacional de Adoção e pela implantação das Varas de Violência Doméstica no Brasil. É ouvidora do Poder Judiciário do Rio de Janeiro, criou a Comissão de Conciliação e Acesso à Justiça, atua na implantação das varas de Violência contra a Mulher em todo o Brasil e é diretora de Comunicação da Associação de Magistrados do Rio de Janeiro. Preocupada também com o tráfico de mulheres, é um dos expoentes brasileiros sobre o tema. Além disso, foi produtora de teatro, trabalhando com os diretores Amir Haddad, Aderbal Freire Filho, Luís Arthur Nunes e Rubens Correa, alguns dos mais importantes do teatro brasileiro, atuando como roteirista e produtora.

Em 15 anos como juíza da 1ª Vara de Família de Petrópolis, e mais quatro em outras comarcas do Rio de Janeiro, Andréa assistiu, com o olhar compassivo da grande humanista e com o discernimento de uma excelente operadora do Direito, a toda essa imensa manifestação do que somos. “Como forma de racionalização, de sedimentação e para que não se perdessem, transformou muitas das histórias que viveu, assistiu e julgou, em crônicas que mantém a essência dos fatos, mas preserva rigorosamente a privacidade dos participantes. Já havia reunido muitas delas no livro ´A vida não é justa´, best-seller nacional”, explica a coordenadora do Projeto UniBrasil Futuro, professora Wanda Camargo.

Sobre o lançamento Segredo de Justiça

A nova publicação reúne 46 crônicas inspiradas em histórias relatadas a juíza Andréa Pachá em quase 17 anos de atuação em uma Vara de Família. “Segredo de Justiça é um complemento para A vida não é Justa. Seguramente foi motivado pelo retorno dos leitores das primeiras crônicas, que esperavam outras histórias sobre a vida depois que o casamento termina, como os filhos, o patrimônio, a velhice, por exemplo”, conta a autora.

Na obra A vida não é Justa, o foco era a tragédia do fim do amor. A produção mais recente aborda os dramas que nascem das relações amorosas. “São histórias de ficção que traduzem o privilégio de assistir à vida, em nervo expos­to, pulsando diante de mim. Incluí, ainda, dois casos bem-humora­dos e contados por outros colegas de profissão”, completa Andréa. Embora as histórias sejam fictícias, todos os conflitos relatados existiram de alguma forma nas quase 20 mil audiências realizadas por ela.

Serviço:
UniBrasil Futuro com Andréa Pachá

Data: 13 de agosto (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: UniBrasil – Rua Konrad Adenauer, 442 – Tarumã – Auditório Cordeiro Clève – Bloco 06
Informações: (41) 3361-4200
Entrada gratuita.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*